Com o verão, sempre há um aumento nos casos de infecções urinárias. Essa doença, geralmente causada pela bactéria Escherichia coli (E. Coli), causa sintomas como dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência de idas ao banheiro e dor na pelve. A maior incidência do problema na estação mais quente do ano ocorre por conta da maior perda de água nesse período.
“O aumento da transpiração no verão, se não compensado por uma hidratação adequada, pode levar a uma urina mais concentrada, irritando a bexiga e comprometendo a imunidade no local, propiciando o surgimento de infecções”, diz o médico especialista em suplementação natural Dr. Christian Aguiar.
A melhor forma de lutar contra a possibilidade das infecções urinárias é apostar na prevenção redobrada no verão. Veja a seguir algumas medidas essenciais nesse sentido:
Beba bastante água
Como o problema das infecções urinárias no verão é justamente a falta de hidratação, a principal dica para evitá-las é bebendo a quantidade adequada de água.
Para saber qual é essa quantidade, o ginecologista Dr. André Vinicius dá uma dica: multiplicar o seu peso em quilos por 35 para descobrir quantos ml de água você deve beber. Se tiver 75 Kg, por exemplo, esse número multiplicado por 35 dá 2.626 ml, o que é igual a 2,6 L por dia.
Não prenda a urina
Uma atitude simples que pode ajudar muito também na prevenção contra infecções urinárias, segundo Dr. André Vinicius, é não prender urina por longos períodos.
“O fato de a bexiga ficar muito tempo sem esvaziamento favorece uma colonização maior de bactérias nessa região, facilitando o surgimento da infecção urinária”, ressalta.
Monte uma dieta adequada
Dr. Christian Aguiar afirma que a dieta pode ajudar no controle da recorrência de infecções. Ele recomenda a ingestão de vitamina C e probióticos, que mantêm um equilíbrio saudável de bactérias, além de fortalecerem o sistema imunológico. O especialista ainda sugere evitar o consumo de açúcares simples.
Evite roupas úmidas
Roupas molhadas ou úmidas criam um ambiente que favorece o surgimento de fungos e bactérias. Por isso, é bom evitar e sempre troca a parte de baixo do biquíni após sair da piscina ou do mar.
“Além disso, use roupas mais leves e arejadas. Essa medida reduz o risco de desenvolver infecções vaginais que, por sua vez, estão associadas a infecções urinárias. A uretra (por onde sai a urina) é muito próximo da vagina e infecções vaginais podem levar bactérias da vagina para esse canal da uretra, gerando a cistite, que é um tipo de infecção urinária.”, explica o Dr. André Vinicius.
Pense na suplementação
O Dr. Christian Aguiar aponta que alguns suplementos podem auxiliar na prevenção contra infecções urinárias. O cranberry, por exemplo, contém proantocianidinas que impedem a adesão de bactérias E. coli às paredes do trato urinário. Ele destaca também o alho como um bom suplemento, pois esse alimento aumenta a acidez da urina e possui propriedade antibiótica natural.
Vale lembrar, todavia, que é fundamental buscar um profissional para indicar qual o melhor suplemento para você e se isso será necessário.