Os brasileiros adoram dizer que têm uma das melhores culinárias do mundo. E não é à toa – muitos pratos incríveis, como a feijoada, o pastel, o pão de queijo e o açaí, são típicos do país e deliciam muitas pessoas que os amam. Porém, mesmo que você adore as comidas brasileiras, talvez não saiba de alguns fatos muito legais sobre esse assunto.
Você sabia, por exemplo, que o brigadeiro teve uma origem política? Ou que o açaí tem toda uma lenda por trás de seu nome?
Veja essas e outras curiosidades sobre a culinária brasileira a seguir:
O brigadeiro foi inventado para uma campanha presidencial
Uma das curiosidades sobre a culinária brasileira da qual poucas pessoas sabem é essa. O brigadeiro, quase um patrimônio cultural brasileiro, teve uma criação bem inusitada. Durante a campanha presidencial de 1946, na qual o brigadeiro Eduardo Gomes estava concorrendo, um grupo de mulheres a favor dele começou a preparar esse doce para distribuir durante a campanha.
Agora é até mais fácil de entender o porquê de o doce ter esse nome, não é mesmo?
Outros países também têm os seus pães de queijo
Essa informação pode parecer surpreendente, mas não é só no Brasil que existe o pão de queijo. Por mais que seja realmente mais difícil encontrá-lo em outros países e o salgado seja bem típico por aqui, alguns outros locais já têm copiado a receita e até adicionado seu toque especial.
Países como Colômbia, Equador, Argentina, Chile e Paraguai são alguns dos que já têm receitas similares, apesar de, por vezes, em formatos diferentes.
O açaí tem esse nome por conta de uma lenda
Existe uma lenda na qual, em uma determinada época, uma grande tribo da área de Belém teve problemas com a escassez de comida. Por isso, as crianças nascidas a partir de então começaram a ser sacrificadas. Quando a filha de uma mulher chamada Iaçã foi morta, ela chorou muito e pediu a Tupã que surgisse uma solução para que não precisassem mais fazer isso.
Dias depois, ela pensou ter visto uma imagem de sua filha embaixo de uma árvore e foi abraçá-la, mas era uma miragem e ela morreu de desgosto. Quando a encontraram, ela estava morta e com a cabeça virada para cima, e foi então que a tribo notou algumas frutinhas na árvore, o açaí (nomeado assim por ser Iaçã ao contrário).
O pastel tem origem chinesa
Que brasileiro não ama um bom pastel, não é mesmo? Porém, por inicrível que pareça, sua origem não é 100% brasileira. A receita original veio com os imigrantes chineses no século XX e seria algo parecido com o rolinho primavera. Aí, os brasileiros adaptaram o prato, fritando a massa e criando o pastel que conhecemos hoje.