Os meses de junho e julho são marcados pelas festas juninas, época preferida de muitas pessoas. Mas os pratos e bebidas, na maioria das vezes, são para lá de calóricos, prejudicando a dieta de quem está no processo de emagrecimento.
A nutricionista Juliana Vieira pontua que quem está tentando emagrecer deve evitar doces e frituras. Além disso, também é importante moderar o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas, como batidas, quentão e refrigerantes.
“Frituras, como os pastéis, e pratos feitos com alimentos embutidos, como o cachorro-quente, também devem ser consumidos com cautela. O ideal é fazer trocas saudáveis”, orienta.
Apesar disso, dá para aproveitar as quermesses e manter uma alimentação equilibrada, basta fazer as escolhas certas. Abaixo, a especialista listou cinco comidas típicas das festas juninas saudáveis para a sua dieta. Confira:
1. Pipoca
A pipoca quando é feita apropriadamente com pouco sal e gordura, ou até no microondas, é uma excelente opção por ser fonte de fibras e contribui para saúde intestinal e aumento da saciedade.
2. Espetinhos
Entre os alimentos que combinam com a festa estão os espetinhos. Eles são ótimas fontes de proteína, especialmente os de carne e frango.
3. Lanches
Prefira os sanduíches de pernil ou “carne louca”. De acordo com a nutricionista, essas opções valem como uma refeição completa.
4. Milho verde cozido
Assim como a pipoca, é melhor ingeri-lo sem manteiga. O milho tem muitas fibras, fortalece a imunidade e pode fazer bem para o coração .
5. Pamonha
Uma preparação que tem o apreço do brasileiro é a pamonha. Também por ser um derivado de milho, ele traz diversos benefícios, como a presença de vitaminas, minerais e fibras.
E por falar em pamonha…
A pamonha é um dos pratos típicos mais famosos das festas juninas. Para quem não abre mão dessa delícia, a especialista ensinou o passo a passo de uma receita saudável.
Receita fit de pamonha
Ingredientes
- 8 espigas de milho-verde
- 2 xícaras de chá de leite desnatado
- 1/4 de chá de adoçante Stevia
Modo de preparo
Com um ralador grosso, limpe as espigas de milho e reserve as palhas. Rale as espigas ou retire os grãos de milho com uma faca. Use um processador de alimentos para triturá-los.
Em uma tigela, junte o leite, o adoçante e o milho ralado ou processado. Misture os ingredientes até que o adoçante se dissolva. Lave e passe por água fervente as palhas de milho.
Forme pequenos sacos colocando uma palha dentro da outra. Dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira da própria palha. Forme 8 sacos. Preencha cada saco com o recheio de milho.
Dobre as extremidades e amarre a superfície para prender bem as dobras. Em água fervendo, coloque as pamonhas em uma panela e deixe durante 30 minutos. Retire da panela e aguarde esfriar um pouco antes de servir. Rende 1 pamonha por porção.