Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Médica explica os cuidados necessários com a alimentação para evitar quadros de intoxicação alimentar e desidratação na praia
Consumo de alimentos na praia exige cuidados - Foto: Shutterstock

Receitas

Vai para a praia? Veja dicas para evitar a intoxicação alimentar

Médica explica os cuidados necessários com a alimentação para evitar quadros de intoxicação alimentar e desidratação na praia

O verão é época em que muitas famílias aproveitam o calor para curtir uma praia e se divertir à beira-mar. No entanto, é preciso adotar alguns cuidados para evitar desidratações e intoxicações alimentares

“Devemos evitar alimentos de composição e procedência desconhecidas, preparadas fora das normas básicas de higiene e mal embaladas ou acondicionadas, pelo risco de contaminação”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Conforme a especialista, refeições muito elaboradas, com grandes quantidades de gorduras e condimentos, podem causar disfunções digestivas, que se agravam em dias de calor e causar desidratação, bem como alimentos com excesso de sal e açúcar. Até mesmo as frutas exigem cuidado. 

“As frutas ácidas devem ser consumidas com muito cuidado, pois podem causar queimaduras e manchas na pele”, explica. Já em relação às bebidas, a médica explica que, em excesso, elas podem desidratar o organismo e levar a intoxicação hepática. 

Cuidados preventivos 

De acordo com Garcez, a alimentação na praia deve ser leve e fresca. O ideal é levar lanches ou até evitar comer na areia, priorizando o momento de refeição em algum restaurante próximo.

“As altas temperaturas na praia podem favorecer às contaminações e todo cuidado com relação aos alimentos é bem-vindo. Na dúvida, as melhores opções são os alimentos industrializados, embalados, dentro da validade e bem armazenados”, orienta ela. 

Para hidratação, o melhor é consumir água, engarrafada ou mineral, mas essa pode ser complementada com outros líquidos como água de coco, sucos e chás, além de alimentos como frutas e vegetais.

Pode entrar na água depois de comer?

Segundo a especialista, não é preciso esperar para entrar na água depois de comer, exceto para refeições mais pesadas, que exigem um fluxo maior de sangue para conseguir fazer a absorção dos alimentos. 

Nesse caso, pessoas com disfunções cardiovasculares podem ter dificuldades de enviar o sangue para as extremidades para estabilizar a temperatura do corpo ao mergulhar em água fria e apresentar algum tipo de mal-estar. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Às vezes, os idosos sentem menos sede e, assim, acabam bebendo menos água, então é necessário ter certos cuidados especiais com eles

Saúde

Não ir ao banheiro por muito tempo ou notar mudanças nas fezes podem ser sinais de que há algo de errado com a sua...

Casa & Decor

Especialista dá dicas de cuidados essenciais para cultivar sua própria horta em casa ou apartamento