Como num passe de mágica, você consegue fazer uma torta sem erro. Basta seguir estas dicas valiosas e colocar em prática nossos truques infalíveis para deixar sua torta no ponto!
Saiba mais:
Empadão de frango com massa de grão-de-bico
Torta de liquidificador sem glúten
TORTA SEM ERRO
Para deixar a massa mais macia e sem grumos, peneire a farinha antes de utilizá-la. Você também pode acrescentar amido de milho na receita porque ele é mais leve, deixa a massa menos úmida e com uma certa crocância.
FERMENTO EM PÓ
Agite a embalagem do fermento em pó antes de usar ou misture com um garfo porque seus ingredientes se separam em repouso. Nunca guarde na geladeira, pois ele se altera com a mudança de temperatura.
Para saber se o seu fermento está ativo, coloque 1 colher (chá) do pó dentro de um copo com água. Se borbulhar, é porque está bom para o uso e fará sua massa crescer.
MANTEIGA
Se a manteiga estiver gelada, é mais fácil obter a textura de farofa de bases de tortas doces e salgadas. Ao preparar massa podre, procure usar sempre uma manteiga de boa qualidade para que não fique com sabor acentuado.
OVOS
Se a torta for de batedeira, separe as gemas das claras e bata as claras em ponto de neve até que fiquem bem firmes. Misture com a massa ao final do preparo, junto com o fermento, com uma colher, para que ela fique mais fofinha.
LÍQUIDOS
Além do leite e da água, você pode utilizar creme de leite, sucos de frutas ou qualquer outro componente líquido para dar liga à massa. Assim terá uma torta sem erro.
AÇÚCAR
O açúcar deve ser mantido em potes bem fechados fora da geladeira. É muito importante que você use a quantidade exata pedida na receita, para não alterar a textura da massa.
TORTA DE LIQUIDIFICADOR
A massa de torta sem erro mais comum e mais prática é a de liquidificador. Ela tem o preparo e textura semelhantes à massa de bolo. É feita batendo no liquidificador ovos, leite, óleo e misturando, por último, a farinha de trigo e o fermento em pó.
Tortas de liquidificador sem erro combinam muito bem com recheios salgados que podem ser refogados. Por exemplo, você pode usar carne moída, frango, linguiça, bacon, legumes etc. Outra opção são os recheios que são apenas misturados, como frios e legumes picados. Mas, a massa de liquidificador também pode ser feita na versão doce, adicionando açúcar e usando frutas picadas ou chocolate como recheio.
Texto: Vivian Garcia