Receitas

Feijão: descubra os tipos e como usá-los no dia a dia

Conheça a variedade de tipos de feijão, suas características e benefícios que podem oferecer para a saúde

O feijão é um alimento versátil que pode ser consumido em diversas receitas - Foto: Shutterstock

Para o brasileiro, poucas combinações são tão afetivas e representam tão bem a cultura nacional quanto o arroz com feijão. Presente no prato de milhões de pessoas todos os dias, o feijão é um alimento democrático e versátil. Por isso, o grão pode ser protagonista de preparos diversos e nutritivos.

Rico em fibras, proteínas e com baixo índice glicêmico, ele contribui para uma digestão mais eficiente, prolonga a saciedade e auxilia no controle do colesterol e do apetite, sendo um importante parceiro de quem busca uma alimentação equilibrada.

Atualmente, estima-se que exista mais de 40 mil variedades de feijão catalogadas no mundo. Pensando nisso, as marcas Meu Biju e Tio João, da Josapar, reuniram os tipos mais consumidos no Brasil e algumas dicas de como aproveitá-los ao máximo na cozinha. Confira!

Carioca

Mais popular entre os brasileiros, o feijão carioca tem grãos arredondados e coloração bege com listras marrons. Cozinha rápido, rende um caldo saboroso e acompanha muito bem o arroz branco no dia a dia. Também combina com carnes grelhadas, frango ensopado e até peixe. Além disso, é fonte de cobre, molibdênio e fitonutrientes que auxiliam na prevenção de doenças e melhora o trânsito intestinal.

Preto

Queridinho do Sudeste e Sul, o feijão preto brilha na tradicional feijoada e vai bem também em pratos como o chilli mexicano ou acompanhando arroz soltinho com farofa. Possui sabor marcante, alto teor de ferro, magnésio, ácido fólico e ainda pequenas quantidades de ômega 3, que ajuda a cuidar do coração, por exemplo.

Branco

Com grãos alongados e sabor mais suave, o feijão branco é ideal para receitas leves e nutritivas, como sopas, saladas e o cassoulet. Rico em antioxidantes e faseolamina, substância que auxilia em dietas de controle de peso, também é fonte de minerais como zinco, cálcio, magnésio e ferro. Assim, seu consumo fortalece a imunidade e ajuda a retardar o envelhecimento celular.

Vermelho

De grãos maiores e cor intensa, o feijão vermelho se destaca em saladas frias e pratos com carnes vermelhas. Fonte de vitamina K, protege o sistema nervoso e ajuda a combater os radicais livres. Além disso, possui alto teor de fibras, contribuindo para a saciedade e a prevenção de enxaquecas e cálculos renais.

Mais notícias como essa

Beleza

A pele madura requer cuidados diferenciados para continuar saudável e bonita; saiba quais são eles e comece hoje mesmo

Beleza

Com ação antioxidante, a aplicação da vitamina C é uma etapa importante do skincare, mas precisa ser escolhida com atenção, viu? Saiba mais

Beleza

Se você ainda está em dúvida se deve ou não comprar uma escova secadora, confira as explicações de um especialista em cabelos

Saúde

Saiba alguns motivos para apostar na quiropraxia e entenda os principais benefícios dessa prática que envolve a manipulação das articulações

Sair da versão mobile