Que as frutas são alimentos muito saudáveis, já é de conhecimento geral. Mesmo assim, muita gente tem dificuldade de acrescentar mais delas na sua dieta do dia a dia. Para quem tem esse problema, uma ótima forma de fazer isso é já comendo frutas na primeira refeição do dia, ou seja, no café da manhã.
Isso não quer dizer que você deva comer apenas elas nessa refeição – afinal, há vários outros nutrientes dos quais o seu organismo precisa. Assim, as frutas podem vir junto com o seu ovo mexido, o seu sanduíche ou qualquer outra coisa que você costume comer no café da manhã.
A seguir, veja algumas dicas de como acrescentar essas delícias super saudáveis na refeição mais importante do dia:
Melhores frutas para o café da manhã
Na hora de escolher as frutas para seu café da manhã, o melhor é optar por aquelas da estação. Assim, elas estarão mais apetitosas, além de geralmente mais baratas.
Entretanto, no geral, algumas boas opções e seus principais benefícios são:
- Abacate: ótima fonte de energia
- Banana: é rica em carboidratos e potássio e ajuda a evitar câimbras
- Laranja: conhecida por ter muita vitamina C
- Maçã: cheia de nutrientes e boa para a azia
- Mamão: benéfico para a visão e para o intestino
- Maracujá: auxilia no funcionamento do sistema nervoso
Vale lembrar que o melhor é variar nas frutas escolhidas e consumir uma quantidade boa, mas não exagerada, delas, já que algumas podem ser calóricas.
Formas de adicionar as frutas ao café da manhã
Uma das melhores formas de absorver os benefícios todos das frutas é ingerindo-as in natura. Contudo, como muitas pessoas não gostam tanto do seu gosto dessa forma, há outras opções. Você pode, por exemplo, fazer uma salada de frutas bem gostosa, usando inclusive um pouco de suco de alguma delas, até para “esconder” o sabor daquelas que você não gosta tanto.
Além disso, dá para colocar as frutas como recheio em uma panqueca ou tapioca doce ou acrescentar seus pedaços dentro do iogurte. Uma outra possibilidade são os sucos, sempre sem exagerar e sem colocar muito açúcar.