A banana é uma das frutas mais comuns no cardápio dos brasileiros e é excelente para a saúde. Ela é boa para o sistema nervoso e o aparelho digestivo, além de ser rica em potássio, o que ajuda os vasos sanguíneos a ficarem mais resistentes.
Além disso, ela tem benefícios para o emagrecimento, se consumida de forma moderada, uma vez que proporciona bastante saciedade, especialmente quando está verde. É necessário apenas cuidado com a quantidade, já que ela é um pouco calórica.
Entretanto, existem vários tipos de banana, e saber as diferenças entre eles pode te ajudar a fazer uma melhor escolha na hora das compras. Confira a seguir quais são algumas variedades da fruta:
Banana-nanica
A banana-nanica, também conhecida como banana d’água ou banana-caturra, é uma das mais populares no Brasil. Seu tamanho é maior que o da banana-prata, também muito famosa, e seu gosto é doce.
Ela é bastante usada em sobremesas e, inclusive, pode substituir os ovos em receitas de bolo.
Banana-da-terra
Sua polpa é mais consistente e a casca é grossa e fica amarela escura quando amadurece. Também chamada de banana-da-china ou banana-verde, é conhecida por ser um dos maiores tipos de banana e ter um sabor menos adocicado.
O mais comum é usá-la em pratos cozidos ou grelhados.
Banana-prata
Também não é muito doce e fica bem grelhada. Entretanto, é bem versátil, então pode ser consumida de diversas maneiras, como in natura, na forma de vitaminas e smoothies e em sobremesas.
Vale lembrar que a banana-prata é uma das melhores para a imunidade e é extremamente benéfica para o intestino.
Banana-maçã
Essa variedade tem um sabor um pouco mais cítrico e semelhante ao da maçã, por isso o seu nome. Entretanto, é menos comum por ter um preço mais alto em certas regiões.
Seu uso ocorre tanto in natura ou em saladas de frutas quanto em smoothies e sobremesas. Só tome cuidado para não exagerar, pois esse tipo de banana pode prender o intestino.