Receitas

Pepino: 5 benefícios do alimento para sua saúde

O pepino é um alimento refrescante, nutritivo, pouco calórico e bastante popular; veja os seus principais benefícios

O pepino reduz o inchaço e ajuda a emagrecer - Foto: Shutterstock

O pepino é um vegetal em forma de fruto, encontrado especialmente no verão. Por ser uma alimento refrescante, ele é utilizado principalmente na preparação de saladas, mas também pode ser encontrado em várias outras receitas saborosas, incluindo sucos e vitaminas. 

Na natureza, o pepino se desenvolve a partir do ovário da flor, por isso os botânicos o classificam como um fruto. Dessa forma, ele pertence à família das cucurbitáceas, assim como a abóbora e a abobrinha, além de frutas como a melancia e o melão. 

Além disso, o pepino é um alimento bastante nutritivo, rico em diversas propriedades que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Ele se destaca por ter poucas calorias, bastante água e outros nutrientes e vitaminas importantes para a prevenção de doenças. 

Para entender as vantagens de incluir o pepino na alimentação, o Alto Astral consultou a nutróloga especialista em emagrecimento, Dra. Ana Luisa Vilela, que preparou uma lista com os principais benefícios do pepino para a saúde. Confira!

1. Fortalece os músculos

O pepino é rico em potássio, nutriente que atua diretamente na contração muscular, sendo portanto um grande aliado de quem pratica atividade física. 

2. Reduz o inchaço

O pepino é um alimento diurético, que possui abundância de água e minerais, sendo excelente para o bom funcionamento dos rins e para diminuir o inchaço do corpo.

3. Ajuda a emagrecer

Pepino é rico em fibras, essa característica auxilia não só com bom funcionamento do intestino como também ajuda a baixar índice glicêmico, e como o pepino tem baixa caloria, ele contribui para a perda de peso

4. Previne cãibras

Devido aos minerais e potássio presentes no pepino, esse é um bom alimento na prevenção de cãibras e flacidez corporal.

5. Previne o envelhecimento da pele

Pepino tem vitaminas A, C, K e do complexo B, minerais como fósforo, magnésio, potássio, cálcio e manganês, além de antioxidantes, ajudando na coagulação sangue, imunidade, saúde dos ossos e combate ao envelhecimento da pele.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Sair da versão mobile