Na última semana, viralizou um vídeo que pode ser considerado o verdadeiro pesadelo de quem se aventura na cozinha: a explosão de uma panela de pressão. Postado inicialmente no TikTok e replicado em outras redes sociais, o utensílio já mostrava sinais de havia algo de errado, como sinais de deformação.
Apesar do susto, a explosão não machucou ninguém. Os danos foram apenas no fogão, e no ambiente que ficou bem sujo de feijão. No entanto, isso foi o suficiente para despertar medo em alguns usuários.
A boa notícia é que é possível evitar que isso aconteça com algumas medidas de segurança. Veja quais são os cuidados que você deve tomar na hora de usar a panela de pressão em casa. As dicas são da Royal Prestige:
Etapas de segurança para usar a panela de pressão
- Seguir o manual de instruções: às vezes, a panela pode dar problemas porque quem usou não seguiu as medidas de segurança recomendadas no manual. Lá é explicado, por exemplo, que não é seguro tentar forçar a abertura da panela enquanto ela ainda estiver sob pressão;
- Verificar a vedação e a válvula de segurança: muitos dos problemas da panela de pressão estão ligados a uma vedação em mal estado ou uma válvula bloqueada. Por isso, sempre verifique esses dois dispositivos da panela antes do uso;
- Prestar atenção na capacidade máxima: a panela de pressão tem uma capacidade máxima de líquidos e alimentos. Ignorar isso pode fazer com que haja muito pouco espaço para o vapor se expandir internamente.
Além disso, esteja sempre atenta a qualquer sinal estranho que a panela dê. Não é uma boa ideia deixá-la sozinha por um longo tempo, já que assim você pode não perceber se ela começar a fazer algum barulho.
Modelos mais seguros
Fora esses cuidados, é importante saber que existem alternativas mais seguras para as panelas de pressão clássicas. As panelas de pressão elétricas, por exemplo, não “pegam pressão” se a tampa não estiver fechada corretamente. Elas também desligam após tempo estimado, evitando assim esquecimentos. Os modelos de panelas de pressão mais novos (mas ainda assim, clássicos), possuem dispositivos internos, como travas, que tornam o utensílio mais seguro para uso.