Em quase todas as casas brasileiras, o feijão é uma presença constante nos almoços. Ainda mais se ele estiver bem saboroso e junto com um arroz soltinho, não é? Mesmo assim, há muita gente que ainda não consegue acertar no preparo desse grão.
Preparar um feijão perfeito não é uma tarefa tão simples quanto parece. Ele pode ficar duro ou molenga demais, pouco temperado ou mesmo queimado se você não tomar os cuidados necessários.
Por isso mesmo, a nutricionista do Divino Fogão, Jéssica Benazzi, separou algumas dicas para te ajudar a não errar mais com esse grão. Confira:
Deixe os grãos de molho por 12 horas
A primeira dica para preparar um feijão incrível e bem macio é deixar os grãos de molho por um bom tempo (no mínimo 12 horas) antes. Isso, inclusive, vai ajudar a tornar o processo do cozimento mais rápido e te ganhar um bom tempo. Só não se esqueça de trocar a água pelo menos uma vez durante as 12 horas.
Acerte no cozimento
Na hora de cozinhar o feijão, algumas dicas são muito importantes, como usar uma panela de pressão. Muita gente tem medo de utilizá-la, entretanto é necessário para cozinhar melhor esse grão duro. Lembre-se também de cobrir o feijão com água antes de deixar na pressão por de 10 a 15 min.
Jéssica recomenda ainda não usar temperos nesta etapa, deixando para colocá-los no final.
Use os temperos corretos
Para o feijão, os temperos mais indicados são folha de louro, cebola, alho, manjericão, coentro e pimenta-do-reino. Outros ingredientes, como páprica, açafrão, bacon, linguiça calabresa e cheiro-verde, também podem deixar os grãos mais encorpados e ricos em sabor.
Deixe o caldo mais grosso com o liquidificador
Seu caldo costuma ficar muito líquido? Uma dica utilizada por vários restaurantes é usar o liquidificador. Para isso, após o cozimento dos grãos, retire pequenas porções e bata no equipamento. Em seguida, coloque novamente na panela.