Receitas

Alface tem carboidrato? Veja alguns mitos sobre o nutriente

Presente em frutas, verduras e legumes, o carboidrato desempenha diversas funções no organismo, sendo fundamental para a saúde

Médico esclarece mitos sobre o consumo de carboidratos - Foto: Shutterstock

Você sabia que a alface tem carboidrato? Pois é! Para quem pensa que ele se faz presente somente em pães, massas e tudo o que contém farinha branca, está muito enganado.

O carboidrato é um macronutriente responsável por fornecer energia ao nosso corpo, sendo encontrado em alimentos como legumes, frutas e cereais, explica o endocrinologista Cristiano Merheb, especialista em emagrecimento.

“Fonte de energia para o nosso organismo, os carboidratos apresentam qualidade nutricional diferente entre eles. São subdivididos entre simples e complexos. O primeiro é absorvido facilmente pelo corpo, enquanto o segundo demanda de um processo mais lento”, comenta o especialista do Espaço Merheb.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como a alface. Por isso, é importante fazer escolhas certas e ingerir a quantidade recomendada pelo seu médico, para não ganhar aqueles quilos indesejados. A deficiência desse nutriente pode causar dor de cabeça e mau humor, além de mau hálito

“Para quem segue um plano alimentar com pouco carboidrato, é importante priorizar os que sejam ricos em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e a diminuir a ingestão de alimentos”, pontua Merheb.

Carboidrato bom para a saúde 

A distinção entre um carboidrato bom e um ruim normalmente considera a qualidade dos macronutrientes e o valor nutricional oferecido por eles. 

Apesar de serem fundamentais para o funcionamento do organismo, alguns tipos de carboidratos podem ter impactos negativos na saúde, como pães, bolos, refrigerantes e tudo que contém açúcar refinado. 

Os carboidratos bons são aqueles que se encaixam na categoria de carboidrato complexo. Eles são mais nutritivos e apresentam uma absorção mais lenta, dessa forma, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.

Diabetes x carboidratos

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) classifica o carboidrato como o grande combustível do organismo, pois fornece a maior parte da energia necessária para a manutenção das atividades e o funcionamento do cérebro. Após ingerido, é rapidamente convertido em glicose, exceto as fibras.

Por isso, ele não deve ser totalmente eliminado do cardápio, devendo fazer parte da alimentação até para quem tem diabetes. No entanto, assim como as que não têm a doença, mas que prezam pela qualidade de vida, deve-se optar por opções menos processadas e refinadas, mais nutritivas e benéficas para a saúde.

Mais notícias como essa

Astrologia

Precisa de ajuda para escolher o seu visual e arrasar nas festas? Então, confira os looks de fim de ano ideais para cada signo...

Receitas

Muito comuns no Natal, essas frutas podem trazer desvantagens se consumidas em exagero; saiba como não ter problemas

Receitas

Sua ceia de Ano Novo vai ficar ainda mais deliciosa com a lentilha perfeita; veja dicas de como não errar no preparo

Receitas

Entenda quem vence a batalha do Natal entre chester e peru em questão de preço, sabor, saúde e emagrecimento

Sair da versão mobile