Comer uma boa quantidade de legumes no dia a dia é muito importante, já que eles são cheios de benefícios para a saúde. Isso sem contar que ainda ajudam quem está no processo de emagrecimento, uma vez que, em sua maioria, têm poucas calorias e garantem saciedade.
Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldade em adicionar mais desse grupo de alimentos no seu cardápio. O maior motivo para isso é o sabor dos legumes que, para algumas pessoas, pode parecer sem graça, especialmente se eles forem feitos com um preparo mais simples – e geralmente mais saudável.
E você sabe qual é a solução para melhorar esse paladar sem prejudicar a saúde? Aprendendo como temperar os legumes de formas diferentes e criativas! Isso mesmo! Afinal, os temperos de uma comida podem fazer toda a diferença e deixá-la muito mais deliciosa, e o mesmo se aplica aos legumes.
A seguir, veja como temperar os legumes de 4 formas que vão deixá-los bem mais saborosos:
Sucos cítricos
Certos sucos cítricos, como o de limão ou o de laranja, podem ser usados para temperar legumes, e fica uma delícia! Essa ideia é ainda melhor no caso de legumes assados, mas não se esqueça de usar o suco apenas no final, não antes de colocar no forno, para o sabor ficar mais acentuado.
Temperos diferentes
Alguns temperos diferentes do clássico “sal e pimenta” são essenciais na hora de dar um sabor especial aos legumes. E, para cada legume específico, vai haver especiarias que combinam mais.
O cominho, por exemplo, fica ótimo em legumes como a beterraba, a couve-flor, a cenoura e a batata, enquanto o tomilho dá um sabor especial à abobrinha, à berinjela e à cebola. Basta experimentar ou pesquisar quais as melhores combinações.
Azeites de oliva aromatizados
O azeite de oliva é muito usado na hora de temperar legumes, mas que tal experimentar as versões aromatizadas? Elas podem ter toques de sabores como alho ou óleo de coco e vão surpreender. Coloque o azeite aromatizado sempre no final e não exagere – algumas gotas já são o suficiente.
Molhos para salada
Você já deve saber que os molhos para salada deixam as folhas muito mais deliciosas. E isso também serve para os legumes, viu? O truque aqui, porém, é não usar uma grande quantidade, já que esses molhos podem ser calóricos.