Você já deve ter notado, ao ir ao supermercado fazer as compras do mês, que não existe apenas um tipo de batata – muito pelo contrário, são vários! Tem a inglesa, a doce, a baroa, a asterix, entre outras.
E não é só o sabor que muda de uma para a outra, viu? Cada tipo de batata tem os seus benefícios específicos para a saúde. Isso sem contar que algumas podem ser melhores para determinadas receitas do que outras, inclusive por seu tamanho, formato e textura.
Quer aprender mais sobre os tipos de batata e seus usos? Confira a seguir:
Batata inglesa
Esse é o tipo mais comum aqui no Brasil e é rico em diversos nutrientes, como a vitamina B, o cálcio e o ferro. Ele é o mais versátil também, sendo usado em diversas receitas com batata, seja ela frita, assada ou mesmo em formato de purê.
Batata doce
A queridinha das dietas fitness também é muito boa para quem precisa repor nutrientes por algum motivo. Seu sabor adocicado é bem diferente dos outros tipos de batata, assim como sua casca roxa. Pode ser consumida frita, assada ou cozida. Além disso, é possível fazer um chips bem gostoso com ela que vai te ajudar a substituir produtos industrializados.
Batata asterix
É muito similar à batata inglesa, porém com uma casca mais arroxeada ou puxada para o rosa. É muito leve, por isso pode acabar se desmanchando se feita cozida ou em ensopados. Dessa forma, é melhor para preparos fritos.
Batata baroa
Também chamada de mandioquinha, essa batata é rica em diversas vitaminas e é outra que dá um excelente purê! Isso sem contar que pode ser assada e é, aliás, muito recomendada na introdução alimentar de crianças.
Batata bolinha
Por ser pequenininha, aparece muito como petisco, às vezes em conserva. Fora o tamanho, é muito semelhante à batata inglesa.