Nesta quinta-feira (10) comemora-se o Dia da Pizza. A data foi instituída em 1985 após um concurso do estado de São Paulo idealizado pelo então secretário do turismo Carlos Luiz de Carvalho, que, à época, elegeu as 10 melhores receitas paulistas. A data caiu então no gosto das pizzarias a nível nacional, que adotam a ocasião informalmente e realizam ofertas e combos para aquecer o comércio.
Mas, embora amada por muitos, a pizza muitas vezes é vista como a vilã das dietas. A boa notícia é que escolhas conscientes ajudam a aproveitar esse prato de forma equilibrada. Confira, abaixo, dicas da médica Sylvia Ramuth, diretora técnica do Emagrecentro, rede referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, para saborear esse clássico de maneira saudável.
1. Opte por ingredientes equilibrados
Fuja de ingredientes muito calóricos. Prefira opções mais saudáveis como frango e espinafre, por exemplo. “Esses ingredientes são ideais para quem deseja manter a forma sem abrir mão do prazer à mesa e mantendo uma alimentação com baixo aporte de carboidratos” afirma a médica.
2. Dê preferência à base integral do que farinha branca
Segundo Sylvia Ramuth, “as fibras presentes na farinha integral contribuem para a saciedade”, além de auxiliarem na saúde intestinal. Porém, por ter menor índice glicêmico, esse preparo também evita picos de açúcar no sangue.
3. Invista em recheios nutritivos
Opte por combinações que agreguem valor nutricional, como legumes variados, proteínas magras e azeite extra virgem. Além disso, “frango com escarola e ricota, atum com cebola roxa e rúcula, tomate, manjericão e queijo branco (estilo margherita leve), e espinafre com ovos de codorna e ervas finas” estão entre as sugestões da médica.
4. Controle o número de fatias
Consumir uma ou duas porções ajuda a manter o equilíbrio da refeição. De acordo com a especialista, “o segredo está na moderação e na combinação com outros alimentos que completam o prato”, afirma Sylvia Ramuth.
5. Evitar versões industrializadas
Pizzas congeladas geralmente contêm conservantes, aditivos e mais gorduras trans, o que pode impactar negativamente sua saúde com o tempo. Por isso, a médica destaca que “preparar esse prato em casa, com itens frescos, é sempre a alternativa mais recomendada” explica.
6. Transforme em um momento pontual
Com moderação, a pizza pode fazer parte do cardápio. Portanto, busque sempre o equilíbrio. “Incluir esse tipo de refeição como uma refeição livre, de maneira ocasional e prazerosa, evita exageros frequentes e fortalece uma relação mais leve com a comida”, finaliza a médica.
