Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica como consumir chocolate de maneira saudável e equilibrada para não sair da dieta
Veja como comer chocolate sem prejudicar a dieta - Foto: Shutterstock

Receitas

Páscoa: cinco dicas para comer chocolate sem culpa

Especialista explica como consumir chocolate de maneira saudável e equilibrada para não sair da dieta

A chegada da Páscoa pode preocupar quem está comprometido em perder peso a furar a dieta. Mas é possível incluir o chocolate na alimentação de forma saudável e equilibrada. Para ajudar, a nutróloga Sabrina Guerreiro, especialista em processos de emagrecimento e coordenadora clínica de Terapia Nutricional e Nutróloga do Hospital Badim/Rede D’Or, do Rio de Janeiro, trouxe cinco dicas para quem está de dieta possa aproveitar a Páscoa sem abrir mão do chocolate. 

1. Prefira chocolates amargos

Para quem está de dieta, o chocolate amargo, com 70% de cacau ou mais, é a melhor opção, pois contém menos açúcar e é rico em antioxidantes e flavonóides, que protegem o corpo da ação dos radicais livres associados ao envelhecimento e ao surgimento de doenças. Além disso, o sabor mais intenso leva à saciedade com uma menor quantidade.

2. Controle a quantidade

Separe a quantidade que irá comer com antecedência para resistir a tentação de comer tudo de uma vez só. Em vez de comer uma barra inteira, experimente se limitar a um ou dois quadradinhos de chocolate e guardar o restante para outro dia. Assim, é possível satisfazer o desejo de comer chocolate sem comprometer seu processo de emagrecimento. 

3. Deixe o doce para a sobremesa

Prefira comer o chocolate depois das refeições. Após uma alimentação completa, a digestão ocorre de maneira mais lenta, diminuindo a rapidez com que o açúcar chega ao sangue, o que significa que o corpo terá mais tempo para utilizar esse carboidrato como fonte de energia em vez de acumulá-lo em forma de gordura.  

4. Combine com alimentos saudáveis

Aliar o chocolate a outros alimentos pode multiplicar os benefícios e impulsionar a criação de novas receitas para a dieta. Uma opção é combinar o chocolate amargo com frutas, como morango, kiwi e uva, e com oleaginosas, como nozes. Isso adiciona fibras e nutrientes que vão te ajudar na saciedade e manter consumo adequado de vitaminas e minerais.

5. Coma devagar e aproveite o momento

Por fim, evite comer chocolate de forma apressada ou distraída. Ao apreciar o sabor devagar, prestando atenção no aroma e na textura, a sensação de saciedade e de prazer aumentam. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Profissional também elenca algumas dicas para cuidar corretamente da saúde bucal dos pets e prevenir doenças

Astrologia

Sortidos, clássicos, diferentões... são vários os tipos de chocolate para saborear; e, quem sabe, o seu signo pode te ajudar a escolher um

Saúde

Condição é resultado de uma uma reação alérgica grave e pode levar à morte; médico explica os sintomas