Para leigos, os cafés podem até parecer todos iguais, mas isso não poderia estar mais longe da verdade para quem é especialista na bebida. Várias questões, como o tipo dos grãos e a torra, fazem o sabor dele mudar e influenciam na experiência de tomar essa delícia.
Segundo pesquisas, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e está presente em mais de 90% dos lares brasileiros. Não é à toa que existe até um dia para ele, 14 de abril, o Dia Mundial do Café. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem exatamente em que aspectos prestar atenção na hora de comprar o produto no supermercado para fazer uma boa escolha.
Quer descobrir o que torna um café de qualidade? Essa questão depende do gosto pessoal de cada um para a bebida, entretanto há algumas dicas básicas e mais gerais que podem te ajudar. Confira a seguir algumas delas nesse Dia Mundial do Café:
Procure por certificações
As melhores marcas de café costumam ter certificações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Procure por elas para fazer uma escolha mais acertada.
Confira o tipo de torra
Existem três tipo de torra, a fase na qual os grãos de café se tornam secos e prontos para serem moídos – clara, média e escura. Na primeira, o produto final vai ficar mais suave e bem menos amargo. Já a torra média proporciona um maior equilíbrio em vários aspectos da bebida, como corpo, doçura e aroma. A escura, por sua vez, cria um café mais amargo.
Sabendo disso, você consegue escolher melhor o item no supermercado de acordo com as suas preferências.
Compre em quantidades menores
Uma das coisas que torna um café de qualidade é o fato de ele estar bem fresco. E, depois que a embalagem é aberta, ele vai perdendo isso. Tanto é que, mesmo o produto sendo não-perecível, seu aroma e sabor podem começar a se sumir após uns 30 dias.
Dessa forma, comprar embalagens menores é melhor, para que elas não fiquem abertas por tanto tempo.
Prefira os grãos
Se for possível moer em casa, escolha o café em grãos, que preserva melhor o aroma e o sabor. Além disso, pense no tipo do grão – os cafés 100% Arábica são melhores de acordo com os especialistas, têm menos cafeína e um amargor menos forte.