Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dia da Cachaça: confira 6 curiosidades sobre a bebida
A cachaça é uma bebida tradicional brasileira - Foto: Shutterstock

Receitas

Dia da Cachaça: confira 6 curiosidades sobre a bebida

No Dia da Cachaça, descubra algumas curiosidades sobre a primeira bebida destilada das Américas

Nesta quarta-feira (13), celebra-se o Dia da Cachaça, a bebida destilada mais apreciada no Brasil e a terceira mais consumida no mundo. A data foi criada como forma de comemorar a liberação da sua fabricação e venda no Brasil, em 1661. 

Segundo dados do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% desse total é proveniente da fabricação industrial e 25% artesanal. 

O Brasil consome quase toda a produção de cachaça. Ou seja, apenas cerca de 1% a 2% é exportado, o equivalente a 2,5 milhões de litros, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Trata-se de uma bebida nobre, que agrada a diversas camadas sociais, ainda sendo vendida em dose, tanto em bares quanto em restaurantes e cachaçarias. Nesse cenário, Delfino Golfeto, especialista e sommelier de cachaças desvenda 8 curiosidades sobre a bebida. Confira!

1. Cachaça, pinga ou aguardente?

Essa confusão é mais comum do que se imagina. A cachaça é um destilado 100% brasileiro que provém exclusivamente da cana-de-açúcar, com a graduação alcoólica entre 38% e 48% em volume. Já a aguardente é obtida a partir da fermentação e destilação de vegetais doces, com graduação alcoólica de 38% a 54%. 

2. Bebida histórica e cultural

A bebida faz parte de manifestações folclóricas, profanas e religiosas, como bailes, folguedos, jogos, casamentos, nascimentos, batizados, velórios, folias, novenas, ladainhas e rezas. Além disso, por estar presente em todo o tipo de ambiente, no passado, a cachaça serviu como veículo de comunicação de acontecimentos políticos e sociais por meio dos seus rótulos.

3. Variedade de rótulos

Atualmente, existem mais de 4 mil marcas de cachaça no mercado brasileiro. E no início de 2023 foi lançada a mais cara do mundo aqui no Brasil. O valor de venda é de US$ 180 mil, o equivalente a quase R$ 1 milhão.

4. Surgimento da caipirinha

Feita exclusivamente com cachaça, limão, açúcar e gelo, a caipirinha foi criada no interior do estado de São Paulo, como remédio contra a gripe. Isso ocorreu em 1918, durante o surto da gripe espanhola no Brasil. Mas tornou-se conhecida apenas na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. Hoje, é um dos drinques mais consumidos no Brasil e mundo afora quando o assunto é cachaça.

5. Cachaça é brasileira, mas a cana-de-açúcar não

A origem da planta que pertence à família das gramíneas é da ilha de Nova Guiné, na Oceania. Aqui no Brasil, a cana-de-açúcar foi trazida pelos portugueses em 1520.

6. Importância da madeira na produção

Diferente de outros destilados mundiais, é possível utilizar mais de 30 tipos de madeira para armazenamento e envelhecimento da cachaça. Este fator é de extrema importância na fabricação da bebida, pois proporciona diferentes cores, aromas e sabores. O especialista explica que tudo começa na plantação da cana-de-açúcar.

“A busca pela qualidade começa no preparo do solo para o plantio da cana-de-açúcar. O processo requer a escolha correta do terreno, um bom preparo do solo e a seleção criteriosa da variedade da cana. Em seguida, o plantio e a colheita precisam ser realizados na época correta. A moagem, extração da sacarose, fermentação e destilação são processos igualmente importantes”, pontua. 

Como beber cachaça?

Tente ver a transparência, a pureza e a oleosidade da cachaça ao movê-la dentro de um copo ou taça translúcida. Dessa forma, é possível ver as lágrimas da bebida descerem lentamente no copo, como são as verdadeiras cachaças de qualidade envelhecidas em tonéis de madeira. Depois, deve-se sentir o cheiro e o gosto. Deixe-a na boca por vinte segundos para que sinta o sabor nas partes palatáveis, balançando e trabalhando a bebida nestes locais sensíveis.

Como harmonizá-la? 

Há dois tipos básicos de harmonização: por semelhança, com uma cachaça suave com pratos mais leves, ou a contraposição, apostando no contraste, ou seja, uma cachaça mais encorpada com pratos como torresmo, carnes vermelhas, queijo parmesão, entre outros.

Já no caso das cachaças neutras, que apresentam aspecto cristalino e não passam pelo processo de envelhecimento, os pratos mais indicados são tilápia ao molho de camarão, bolinho de bacalhau, camarão crocante, saladas, queijo provolone e tilápia crocante.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos