Uma das bebidas mais queridas dos brasileiros, o café pode ser consumido das mais diferentes formas, inclusive junto com sobremesas que potencializam o seu sabor e tornam a experiência gastronômica ainda mais prazerosa. O problema é que cada tipo de café exigirá uma receita diferente. Por isso, separamos abaixo quais doces combinam melhor com cada bebida. Confira:
Café cremoso e mais encorpado
O café mais “cremoso” ou “encorpado”, tem a ver com a consistência da bebida. Ou seja, se o líquido dela é mais aquoso ou mais grosso. Isso está diretamente ligado ao modo de preparo – coado ou expresso. Nesses casos, os doces que mais combinam com café cremoso ou encorpado são os com chocolate, como um brownie com calda ou um brigadeiro meio amargo.
Café suave ou mais líquido
Para esse tipo de bebida, a combinação doce mais cítrica é perfeita. Por isso, aposte em bolos ou mousse de laranja ou limão, por exemplo, que dão o toque de acidez à bebida. Elas são uma ótima opção para aquele delicioso lanche da tarde. Bora experimentar?
Café com muita acidez
Aqui, o contraste é necessário para aproveitar o melhor dos dois sabores. Portanto, um café com bastante acidez, que é a sensação que obtemos na parte lateral da língua, combina com uma receita na qual o açúcar é acentuado. Dessa forma, os doces que caem melhor com essa bebida são pudins, quindins e aqueles que vão doce de leite.
Café de alta intensidade
Um café de alta intensidade não está relacionado com a quantidade de cafeína que ele apresenta, mas sim a torra dos grãos, que são mais escuros. Para esse tipo de bebida, os doces que possuem o sabor do coco ou do mel são ideais. Entre as opções estão pavê de pão de mel e beijinhos com uva-passa.
Fonte: Guia da Cozinha.