A temporada de festas juninas aumenta a procura pelo delicioso pinhão. O alimento é nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil. Consumido assado ou cozido, ele possui nutrientes importantes para a manutenção da saúde.
O pinhão é fonte de minerais, fibras e antioxidantes, que auxiliam em diversas funções vitais do nosso organismo. Abaixo, a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela destacou os principais benefícios desse alimento nutritivo e saboroso.
Veja benefícios incríveis do pinhão
1. Protege o sistema cardiovascular
O pinhão é rico em antioxidantes, fitoesteróis e gorduras monoinsaturadas, nutrientes que ajudam a controlar os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue. Também é rico em ômega 6 e 9 que ajuda no controle das doenças cardiovasculares.
2. Aumenta a imunidade
O pinhão contém manganês e zinco, minerais que participam na formação e fortalecimento das células do sistema imunológico, aumentando a imunidade e protegendo o organismo.
3. Controla o índice glicêmico
Apesar de ter alta caloria, o pinhão tem médio índice glicêmico, por isso não é totalmente proibido para pessoas com diabetes. Contudo, deve ser consumido com moderação.
4. Protege a saúde ocular
O pinhão é fonte de luteína, um antioxidante importante que ajuda a evitar a degeneração macular pela idade e diminui o risco de desenvolvimento da catarata.
5. Promove a saciedade
As fibras presentes no pinhão ajudam a aumentar a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso e na regulação do trânsito intestinal.
6. Controla a pressão arterial
O pinhão possui alto teor de potássio, que é fundamental para regular a pressão arterial no organismo.
Como preparar o pinhão?
De acordo com a Dra. Ana Luisa Vilela, o pinhão cozido em água pode perder grande parte dos minerais no cozimento, por isso vale dar preferência para o pinhão cozido no vapor ou assado.