Com a popularização da cultura oriental no Brasil, o matcha tornou-se a bebida queridinha de muitos brasileiros. Com sabor único, ele é famoso por seus numerosos benefícios para a saúde e por ajudar a combater o cansaço no dia a dia. Para que você possa conhecer mais sobre o matcha, Raúl Cotes, especialista em chás da Tea Shop, trouxe seis fatos sobre essa bebida tão admirada ao redor do mundo. Confira:
1. Usado nas cerimônias de chá no Japão
Apesar de ter origem chinesa, o matcha faz parte da cultura japonesa, sendo utilizado nas tradicionais cerimônias do chá. Por isso, ainda hoje, os produtores de matcha se concentram no Japão.
2. Vem das mesmas folhas do chá verde
Feitos a partir das folhas jovens da Camellia sinensis, o matcha e o chá verde possuem formas diferentes de processamento. As folhas do chá verde são secas e devem ser infusionadas com água quente. Já as folhas do matcha são desidratadas e moídas artesanalmente, o que cria uma bebida mais doce e de cor intensa.
3. Considerado um superalimento
Devido ao método de colheita e produção, o matcha tem uma alta concentração de antioxidantes e vitaminas, o que faz dele um superalimento. Beber o chá em pó permite a ingestão das folhas da Camellia sinensis de forma integral, o que traz benefícios ainda superiores aos do chá preto ou chá verde.
4. Chá que mais contém teína
O matcha possui alta quantidade de teína, um composto que tem ação antioxidante e melhora o desempenho físico. Por isso, ele pode ser usado também como pré-treino. Ao contrário da cafeína, a teína tem um efeito mais suave e prolongado, que dura cerca de quatro horas.
5. Bebida preferida por muitos famosos
Parte da fama recente da bebida foi impulsionada por celebridades circulando com seu copo de matcha diário nas redes sociais. Entre os famosos que já se declararam adeptos da bebida estão Gwyneth Paltrow, Dua Lipa, Serena Williams e Brad Pitt.
6. Ingrediente da gastronomia
O matcha também é um ingrediente presente em muitas outras receitas. A versatilidade do chá em pó agrega cor e sabor a preparações como sorvetes, biscoitos, pudins e até pratos salgados.