A cebola é um dos ingredientes mais usados na cozinha para temperar os pratos. Por isso, não costuma ficar tanto tempo parada em casa. Entretanto, mesmo assim, em muitos casos, ela consegue estragar, ainda mais quando não é armazenada da forma correta ou quando já foi cortada e o resto dela é guardado sem tanto cuidado.
Quando a cebola começa a estragar, ela pode ficar molenga e mesmo com o meio escurecido e viscoso. Então, caso isso ocorra, é preciso jogar ela fora para não correr nenhum risco.
Mas como fazer a cebola durar mais tempo sem estragar? Confira dicas nesse sentido a seguir:
Antes de usar
Quando a cebola ainda não foi usada, ela não deve ser guardada na geladeira, para a surpresa de muitos. Isso porque as baixas temperaturas transformam o amido presente no ingrediente em açúcar, o que acelera sua deterioração. Por isso, prefira um local seco e arejado. Assim, a cebola costuma durar mais, aproximadamente uma semana.
Após cortar
Já depois que a cebola foi parcialmente usada, o cenário muda. Você deve armazená-la em um pote fechado e não deve esperar mais de dois dias para consumir.
Entretanto, se quiser que ela dure mais do que isso, um truque é fazer uma mistura de sal e azeite e passar nos pedaços que sobraram. Então, nesse momento, coloque-os na geladeira. Esse resto de cebola pode ficar lá até 5 dias.
Dica de ouro para durar ainda mais
O melhor mesmo é armazenar a cebola da forma acima e consumi-la logo. Contudo, se você comprou muita cebola e precisa fazer ela durar bem mais, existe um truque. É só picá-la ou cortá-la em rodelas, usar um papel-toalha para secar e colocar para congelar dentro de um potinho. Dessa forma, ela pode durar até 3 meses.
Porém, é importante lembrar que você só deve usar essa cebola em pratos quentes. No caso de saladas, precisa ser um ingrediente fresco.