Ter uma boa alimentação antes de dormir é importante pois proporciona estímulos saudáveis para o organismo. Entre os benefícios estão o controle metabólico, aumento da capacidade cognitiva e do estado emocional, já que ao produzir hormônios do humor você acorda com aquela sensação de bem-estar.
E embora o sono seja um processo multifatorial e complexo, estudos mostram que a qualidade dos alimentos ingeridos influenciam na qualidade do descanso. Por isso, a recomendação é sempre ingerir comidas leves até 2h antes de deitar e um descanso de 6h a 8h ininterruptas por dia.
Ou seja, já dá para perceber como a alimentação influencia no sono. Mas e se a gente te contar que existem alimentos que colaboram para um descanso melhor? Pois é! E quem conta isso é a nutricionista Marilia Zagato.
“Adicionar folhas verdes escuras como espinafre e couve ao jantar pode ser uma grande vantagem, pois elas contêm magnésio e potássio. Esses nutrientes que podem contribuir positivamente com o sono”, explica a especialista.
Por isso, que tal conhecer alimentos que podem te ajudar a ter uma noite de sono melhor? Você pode incluí-los tanto no dia a dia, quanto no jantar, já que é uma refeição que normalmente antecede o repouso. Conheça agora quais são!
Verduras e legumes
Fazer uma refeição com uma salada à base de verduras e legumes ajuda a saciar a fome de uma forma leve. Procure misturar diferentes cores no prato, incluindo alimentos como como cenoura e beterraba, além dos vegetais verdes escuros. Assim, você vai ter um mix de nutrientes que contribuem com o sono.
Oleaginosas
As oleaginosas, como pistache, avelãs e amêndoas, são fontes de fitomelatonina, substância com impacto positivo no sono. Ou seja, vale a pena incluir esses alimentos na sua dieta.
Frutas
As frutas também contêm nutrientes que podem ajudar a ter uma noite tranquila. Frutas vermelhas, como morango, uvas e cereja, possuem melatonina, substância responsável pelo nosso sono e processo de descanso.
Peixes, ovos e laticínios
Esses alimentos possuem triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e melatonina, conhecidas também como hormônios da felicidade. O leite, por exemplo, pode auxiliar na hora de dormir, além de aliviar o estresse.
Outro laticínio bom nesse sentido é o iogurte. Em especial, aqueles que contêm probióticos, pois também ajudam na microbiota intestinal. Para aqueles que preferem um jantar, a recomendação é optar por alimentos mais leves, como peixe ou ovo que, além do triptofano, também contêm melatonina.
E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:
Fonte: Marilia Zagato, nutricionista do Comitê Umami