Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, muitos fiéis evitam o consumo de carne vermelha, substituindo-a pelo peixe em sinal de respeito à época.
No entanto, existe uma variedade de peixes que podem fazer parte da alimentação nesse período. Abaixo, você confere 8 opções saborosas e nutritivas para incluir no cardápio. Confira!
1. Tilápia
Sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida. A tilápia possui ferro, magnésio e zinco e pode ser preparada como iscas para petiscos, grelhada ou assada.
2. Salmão
O salmão possui um sabor único, uma carne suculenta e nutritiva. É um alimento rico em ômega-3 e possui quantidades significativas de proteína, vitaminas, ferro e cálcio.
3. Sardinha
Com seu sabor único, a sardinha pode ser um ótimo peixe para complementar sua refeição. Ela é rica em gorduras boas, vitaminas, proteínas e cálcio.
4. Atum
O atum pode ser encontrado tanto enlatado, quanto fresco em lojas de pescado. Ele pode ser servido cru, desfiado, selado ou assado. O atum é rico em nutrientes e é um ótimo anti-inflamatório.
5. Merluza
A merluza tem um sabor delicado e combina com inúmeros acompanhamentos. Tem uma quantidade considerável de proteínas e pouca gordura. Por ser rica em fósforo, ela também é excelente para a saúde dos dentes e ossos.
6. Corvina
Esse peixe também tem um bom custo-benefício. Ele tem um nível altíssimo de valor nutricional e embora apresente o cheiro de iodo mais fortes que outros peixes, ele tem um sabor incrível. Pode ser servido em moquecas, frito ou assado.
7. Robalo
Apesar de ser um peixe caro, o robalo é um peixe delicioso e muito versátil. Ele apresenta pouca gordura e é rico em ômega-3, vitaminas e minerais essenciais.
8. Bacalhau
O bacalhau, na verdade, não é um tipo de peixe, mas sim um processo de salgar e desidratar o peixe. Além de seu sabor único, o bacalhau traz diversos benefícios para a saúde.