O chá se tornou uma bebida queridinha de muitas pessoas, especialmente nos dias de mais frio. E não é para menos – além de delicioso, ele ainda tem vários benefícios para a saúde e o bem-estar. Quem nunca ouviu dizer, por exemplo, que o chá de camomila é ideal para se acalmar em dias de ansiedade e estresse?
Porém, você sabe como fazer um chá perfeito? Por mais que muitas pessoas ignorem, há uma temperatura certa para a água, uma quantidade de tempo que ela deve ficar em contato com as ervas, entre várias outras especificidades no preparo dessa bebida.
A seguir, veja 5 dicas de ouro para preparar um chá incrível:
Saiba a temperatura certa da água
Essa questão vai depender do tipo de chá que você vai fazer. Se for o preto ou algum outro mais escuro, a água deve ferver a 100º C, pois eles demandam que ela esteja mais quente. Para os outros, porém, muitos recomendam que não se deixe a água ferver, apenas ficar quente, em aproximadamente 80º C.
Entenda quanto tempo deixar as ervas em contato com a água
Isso também vai depender um pouco do tipo de chá que você vai preparar. Para o verde, a água e as ervas devem ficar em contato de 1 a 3 minutos. No caso do preto, serão de 2 a 4. Já para infusões, cerca de 5.
Não esqueça o preparo por muito mais tempo do que isso, ou a bebida corre o risco de ficar amarga.
Adoce (ou não) corretamente
Para preparar um chá bem delicioso, o mais recomendado é nem adoçar a bebida, pois assim seu sabor ficará mais acentuado. Contudo, se preferir consumir o líquido mais docinho, opte por mel ou açúcar demerara, que são mais saudáveis.
Faça combinações
Que tal experimentar misturar ervas que te agradam ou mesmo comprar chás que já são mistos? Assim, você vai conseguir preparar um chá com um sabor ainda mais complexo e delicioso.
Beba logo
O melhor é não esperar muito para tomar o chá, para que ele ainda esteja fresco e gostoso. Se você quiser tomar ele mais frio e, por isso, preferir levá-lo à geladeira antes, pode fazer isso, porém sempre consuma no mesmo dia.