Pets

Verminoses em pets: conheça as causas, sintomas e tratamento

As verminoses oferecem riscos à saúde dos animais domésticos e de seus tutores; especialista explica os cuidados

As verminoses são comuns e afetam a saúde de cães e gatos - Foto: Shutterstock

Os pets ocupam, cada vez mais, um lugar muito importante na vida das famílias. E, como qualquer pessoa que amamos, queremos vê-los sempre felizes e saudáveis. Para isso, é preciso estar sempre atento ao seu bem-estar, afinal, quando os bichinhos estão para baixo, pode significar a presença de algum problema. 

As verminoses, por exemplo, atingem tanto cães quanto gatos, e podem causar sérios danos à saúde dos animais e dos seus tutores. Os parasitas geralmente ficam alojados no intestino dos animais e depois eliminados nas fezes, contaminando o ambiente.

“Essas fezes expostas na rua são as responsáveis por contaminar os pets, que pisam no solo infectado e acabam contraindo o parasita. Apesar de menos comum, há também uma outra possibilidade de contaminação, que pode ocorrer no parto, quando a fêmea passa a doença para o filhote recém-nascido”, explica Gisele Starosky, médica veterinária da Fórmula Animal. 

Sintomas e tratamento

De acordo com a especialista, entre os sintomas mais comuns de verminoses estão diarreia, perda de peso e de apetite, aumento e dor na região abdominal, fraqueza, vômito e alteração na cor e na textura dos pelos do animal. Então, é importante ficar de olho no comportamento do pet e levá-lo ao veterinário caso algum desses sintomas apareçam. 

A partir do diagnóstico, o veterinário indicará o tratamento mais adequado para o pet com verminose. Na maioria das vezes, utiliza-se um vermífugo que deverá ser administrado conforme orientação do profissional. “O uso do vermífugo previne, também, a instalação de um quadro imunossupressor, que deixaria o animal suscetível a infecções bacterianas e virais. Assim, é importante garantir que o animal seja levado ao médico veterinário e medicado adequadamente”, afirma Gisele.

Uso correto do vermífugo

A administração de vermífugo tem caráter exclusivamente remediativo, ou seja, apenas para tratamento. Para prevenir a verminose, o tutor precisa realizar o exame de fezes no pet. O procedimento permite detectar a presença dos vermes no intestino do animal.

Além disso, diversos outros fatores podem influenciar no intervalo de aplicação do vermífugo. São exemplos a idade do bichinho, seu estado de saúde e até o tipo de parasita presente nele. Mas, de forma geral, pode-se afirmar que o período indicado pode variar de 3 a 6 meses.

Como muitos animais têm certa resistência à ingestão de comprimidos – algo bastante comum, especialmente em gatos – a veterinária lembra que é possível manipular o medicamento para adaptá-lo às necessidades específicas do pet e evitar estresse durante a aplicação. 

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Sair da versão mobile