Pets

Depressão em pets: veja quais são os sinais de atenção

Médica-veterinária explica as causas e os sintomas da depressão em pets; veja o tratamento adequado

Depressão e estresse podem reduzir a qualidade de vida dos pets - Foto: Shutterstock

Assim como os seres humanos, os pets também podem apresentar episódios de depressão e ansiedade ao longo da vida. Esses problemas, muitas vezes, estão associados a fatores genéticos, mas questões externas também contribuem para o desenvolvimento desses problemas. 

A médica-veterinária da Pet de TODOS, Nathali Braz Vieira dos Santos, alerta para os riscos de depressão em pets. Segundo ela, situações que expõe o pet a mudanças repentinas na rotina, como a morte do tutor, a chegada de um novo membro da família ou mudanças e reformas na casa, por exemplo, podem servir de gatilhos para sintomas depressivos. 

Sintomas de depressão em pets

Alterações comportamentais não costumam ser normais e exigem a atenção do tutor, que deve buscar ajuda veterinária, se necessário. No caso da depressão em pets, algumas mudanças podem indicar que o animal está se sentindo mais estressado ou ansioso. Entre as alterações, a médica-veterinária destaca:

  • Falta de apetite;
  • Apatia;
  • Isolamento,
  • Rejeição de carinho.

A especialista explica que ao notar qualquer um desses sinais, é importante o tutor ficar atento à duração dos sintomas. Então, se passou dias e o seu pet segue igual ou até pior, é preciso levá-lo ao médico-veterinário para que a causa desses sentimentos ruins seja entendida.

Problema exige tratamento adequado

A depressão em pets exige tratamento e acompanhamento por um profissional especializado. De acordo com Nathali Braz Vieira dos Santos, tratamentos a base de plantas naturais podem ser uma opção, assim como atividades coletivas, inserção em creches, para aumentar o convívio social, e outras opções que devem ser sugeridas pelo profissional.

A tristeza e a desmotivação em excesso podem ocasionar problemas fisiológicos, se não forem tratadas. Por isso, procurar ajuda para o pet ao notar os primeiros sintomas é fundamental. Portanto, ao notar os primeiros sintomas é necessário levar o animalzinho ao veterinário. 

Mais notícias como essa

Finanças e Empreendedorismo

Apesar de um cenário econômico desafiador, algumas opções de investimentos se destacam para o segundo semestre de 2025

Comportamento

Esforço contínuo para agradar pode se transformar em esgotamento emocional. Veja dicas para estabelecer limites sem culpa

Moda

Algumas tendências, como é o caso do boho chic e do estilo corpcore, devem fazer sucesso na moda inverno desse ano

Beleza

Maquiadora ensina a manter os seus produtos de maquiagem limpos e seguros para o uso; confira as dicas de ouro da profissional

Sair da versão mobile