Por conta de uma maior conscientização dos tutores e dos avanços da medicina veterinária, a demanda por procedimentos cirúrgicos em cães e gatos têm aumentado nos últimos tempos. Seja uma cirurgia de castração, algo odontológico ou uma intervenção mais complexa, após o procedimento o pet operado vai necessitar de cuidados especiais por um tempo.
É como para os humanos — é quase impossível sair de uma cirurgia 100% recuperado e sem precisar de nenhuma atenção no pós-operatório. Todavia, no caso dos cães e gatos, é preciso que os tutores deem uma pequena ajuda nos cuidados.
Para ajudar a saber como lidar com um pet operado, a médica-veterinária gerente de produtos da Avert Saúde Animal, Pamela Meneghesso, reuniu algumas dicas essenciais para essa fase:
Siga as orientações do veterinário
Antes e após a cirurgia, tire dúvidas e siga atentamente as orientações do médico-veterinário responsável pelo procedimento.
Após o processo, o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibacterianos pode ser recomendado para administração em casa.
O tutor deve ler atentamente a receita e certificar-se de administrar todos os medicamentos conforme as instruções.
Monitore a evolução do pet
É comum que, nas primeiras horas, o pet operado fique um pouco mais sonolento e menos ativo.
Entretanto, é preciso monitorá-lo bem, porque se aparecerem outros sintomas, como sangramento excessivo, inchaço, vermelhidão, secreção anormal, dificuldade para respirar ou comer, vômitos persistentes, entre outros, pode ser um sinal de alerta.
Se for o caso, busque sempre o médico-veterinário para que ele possa avaliar o animal.
Controle o nível de atividade do pet
Sabe quando você sai de um procedimento e o médico te avisa que não pode realizar certas atividades, como fazer exercício? Pois é, você entende isso, mas o seu pet não tem como. Dessa forma, é responsabilidade do tutor preparar um espaço confortável e seguro para recuperação.
Fornecer uma cama macia e aconchegante em um local calmo da casa, longe de ruídos e movimentações intensas, ajudará o animal a se sentir seguro e relaxado durante o período. E ainda evitará que ele faça movimentos bruscos que podem romper os pontos.
Mantenha uma alimentação e hidratação adequadas
Uma dieta balanceada e boa hidratação são sempre importantes, ainda mais nesse momento com o pet operado. O veterinário pode indicar algumas restrições, aí é preciso segui-las rigorosamente.
Uma possibilidade, por exemplo, é que o animal precise comer coisas mais macias ou em pedaços menores, especialmente se a cirurgia for na boca ou o sistema digestivo.
Atenção ao manejo da ferida cirúrgica
Deve-se seguir as instruções do veterinário para realizar o manejo da ferida cirúrgica com curativo e higienização diários.
Durante a troca do curativo, é essencial a lavagem da área com solução fisiológica e gaze estéril, sendo muito importante secar a ferida após a lavagem.
Esteja presente
Durante o período de recuperação, o animal pode se sentir vulnerável e ansioso. Oferecer muito carinho e atenção vai ajudar ele a se sentir confortável e seguro.
A presença do tutor também é um fator que auxilia na recuperação do animal, além de fortalecer o vínculo entre eles.