A cidade de São Paulo registrou, no início de setembro, o primeiro caso de raiva canina em 40 anos. A doença foi notificada pelo Instituto Pasteur após diagnóstico em um cão no bairro do Butantã, na zona oeste da capital paulista.
A raiva canina é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que acomete tanto os animais quanto os seres humanos. A doença oferece graves riscos à saúde, podendo, inclusive, levar à morte.
Por isso, o Alto Astral consultou a médica-veterinária Tharcilla Pereira, que explicou as causas, os sintomas e as formas de prevenção da raiva canina em animais de estimação, como cães e gatos. Veja a seguir:
O que é raiva canina?
A raiva canina é uma doença grave causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. A transmissão ocorre através do contato com a saliva de um animal infectado, principalmente pela mordida.
O vírus entra em contato com o sistema nervoso periférico e depois de algum tempo, começa a se espalhar pelo restante do corpo até chegar ao cérebro. Se não tratada, a infecção pode evoluir e provocar a morte.
De acordo com a especialista, existem dois tipos de raiva canina: a furiosa, na qual o animal fica muito agressivo, e a muda, em que os sinais da doença são quase imperceptíveis.
Sintomas da raiva canina
- Agressividade;
- Ansiedade;
- Mordedura;
- Lambedura;
- Medo;
- Desorientação;
- Salivação excessiva;
- Convulsão;
- Paralisia;
- Aversão à água.
Prevenção
A raiva canina não possui cura e é quase sempre fatal. A médica explica que a principal forma de prevenção é a vacinação dos pets. Para cães e gatos, ela deve ser realizada de 12 em 12 meses, por isso os tutores devem estar atentos à carteira de vacinação do animal.
Segundo Tharcilla, filhotes devem receber a primeira dose da vacina antirrábica aos quatro meses de idade, com reforços anuais. Se você mora em áreas rurais, a vacinação é ainda mais crucial.
Onde vacinar de graça?
Atualmente, o Ministério da Saúde distribui a vacina contra a raiva canina para Estados e Municípios efetuarem, de forma gratuita e descentralizada, as campanhas anuais de vacinação de cães e gatos.
Dessa forma, para saber onde vacinar seu pet de graça, consulte o portal da prefeitura da sua cidade e informe-se sobre o cronograma da campanha com datas, horários e locais dos postos de vacinação no seu município.