Pets

Queda de pelos dos pets aumenta no outono; descubra como controlar

A queda de pelos dos pets ficar maior no outono é comum, porém podem ser necessários cuidados se isso for muito excessivo

Veja se a queda de pelos dos pets é normal - Shutterstock

Tem notado mais pelos do seu cão ou gato pela casa e está ficando preocupado com isso? Pode se acalmar, pois isso é algo bem comum nessa época de outono. Segundo Aline Ambrogi, médica-veterinária e docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), é até um mecanismo de defesa dos animais.

Isso porque é nesse momento que os bichos preparam os seus pelos para o período mais frio do ano, que está por vir. Tanto os cães e gatos de pelos mais longos quanto os de pelagem mais curta os trocam nessa época. E algumas características podem ajudar a te tranquilizar de que a queda de pelos do seu pet é realmente essa normal do momento.

“As quedas de pelos na estação são intensas, porém simétricas. Normalmente a queda acontece pelo corpo todo do animal. Caso você perceba regiões de alopecia delimitadas, avermelhadas e com coceira, o melhor é levar para um médico-veterinário da sua confiança”, explica a especialista.

No caso de uma queda de pelos anormal, o ideal é levar os pets ao dermatologista veterinário, que vai poder avaliar qual dos possíveis problemas dermatológicos está acometendo o animal. Em alguns casos, ele pode recomendar o uso de remédios ou mudanças na alimentação do animal, entre outras medidas.

Saiba como controlar

Se a queda de pelos dos pets for muito excessiva, você deve investir justamente nessa alimentação de qualidade, para melhorar a saúde da pele e da pelagem deles. Ademais, é necessário escovar o cão ou gato diariamente para retirar os pelos mortos.

O uso de remédios para pulgas e carrapatos é importantíssimo, já que a alergia a esses ectoparasitas é a causa mais comum de coceira e queda de pelos em cães e gatos.

Manter a vacinação em dia também previne diversos tipos de doenças, muitas delas que possuem a queda e pelos como sintoma. “Por isso, garanta que todas as vacinas sejam dadas, respeitando o calendário de vacinação, para garantir a saúde do peludo”, conclui a médica-veterinária.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile