Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja se a queda de pelos dos pets é normal
Veja se a queda de pelos dos pets é normal - Shutterstock

Pets

Queda de pelos dos pets aumenta no outono; descubra como controlar

A queda de pelos dos pets ficar maior no outono é comum, porém podem ser necessários cuidados se isso for muito excessivo

Tem notado mais pelos do seu cão ou gato pela casa e está ficando preocupado com isso? Pode se acalmar, pois isso é algo bem comum nessa época de outono. Segundo Aline Ambrogi, médica-veterinária e docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), é até um mecanismo de defesa dos animais.

Isso porque é nesse momento que os bichos preparam os seus pelos para o período mais frio do ano, que está por vir. Tanto os cães e gatos de pelos mais longos quanto os de pelagem mais curta os trocam nessa época. E algumas características podem ajudar a te tranquilizar de que a queda de pelos do seu pet é realmente essa normal do momento.

“As quedas de pelos na estação são intensas, porém simétricas. Normalmente a queda acontece pelo corpo todo do animal. Caso você perceba regiões de alopecia delimitadas, avermelhadas e com coceira, o melhor é levar para um médico-veterinário da sua confiança”, explica a especialista.

No caso de uma queda de pelos anormal, o ideal é levar os pets ao dermatologista veterinário, que vai poder avaliar qual dos possíveis problemas dermatológicos está acometendo o animal. Em alguns casos, ele pode recomendar o uso de remédios ou mudanças na alimentação do animal, entre outras medidas.

Saiba como controlar

Se a queda de pelos dos pets for muito excessiva, você deve investir justamente nessa alimentação de qualidade, para melhorar a saúde da pele e da pelagem deles. Ademais, é necessário escovar o cão ou gato diariamente para retirar os pelos mortos.

O uso de remédios para pulgas e carrapatos é importantíssimo, já que a alergia a esses ectoparasitas é a causa mais comum de coceira e queda de pelos em cães e gatos.

Manter a vacinação em dia também previne diversos tipos de doenças, muitas delas que possuem a queda e pelos como sintoma. “Por isso, garanta que todas as vacinas sejam dadas, respeitando o calendário de vacinação, para garantir a saúde do peludo”, conclui a médica-veterinária.

Mais notícias como essa

Amor e Sexo

A prática de yoga pode ajudar a melhorar a intimidade e a confiança durante o sexo e entre o casal

Saúde

Conheça a condromalácia patelar, condição da ex-BBB Juliette, e saiba reconhecer os sintomas da doença e como evitá-la

Estilo de Vida

Modalidade vai ter um papel importante na nova novela das 21h “Mania de Você”; aprenda mais sobre o tecido acrobático

Beleza

Branco porcelana, vermelho cereja e azul celeste estão entre as cores de esmalte que prometem bombar nesta temporada