Você sabia que o calor e a umidade facilitam a reprodução de pulgas e carrapatos? E o pior: que podem trazer grandes prejuízos para a saúde dos pets e até para a sua? Pois é. Por isso mesmo, agora é o momento ideal para reforçar a prevenção contra esses parasitas!
E os cuidados são necessários mesmo que o seu cachorro ou gato passe a maior parte do tempo dentro de casa e não tenha muito contato com outros animais, já que as pulgas e carrapatos também podem aparecer em locais fechados. Pensando nisso, separamos os principais perigos trazidos por esses parasitas e algumas dicas da médica-veterinária Thalita Souza para você cuidar do seu amigo de quatro patas! Confira:
Ameaça
As pulgas e carrapatos podem trazer vários problemas para os animais, desde um incômodo por conta da coceira até doenças infecciosas graves.
No caso das doenças causadas pelas pulgas nos animais, Thalita alerta que elas vão desde a dermatite até a anemia, por exemplo. Além disso, gatos que são picados por pulgas podem ser infectados com a bactéria Bartonella henselae.
Nesse caso, pessoas que sejam arranhadas pelo felino correm o risco de contrair a chamada doença da arranhadura do gato, que começa causando nódulos avermelhados e pode evoluir para sintomas mais graves.
Já em relação aos carrapatos, a principal ameaça para os cachorros é a doença do carrapato. "A chamada doença do carrapato é grave e necessita de diagnóstico e tratamento rápido e adequado", explica Thalita.
A “doença do carrapato” é, na verdade, a forma como são comumente chamados dois tipos de infecção trazidas pelo parasita. Um deles, o mais comum, é a erliquiose, que é causada por uma bactéria e transmitida para o cão quando o carrapato se alimenta de seu sangue, podendo provocar anemia e plaquetas baixas no pet. Alguns dos sintomas para ficar de olho nesse caso são sangramentos pelo nariz ou em locais como o olho e na pele, emagrecimento, falta de apetite, cansaço e febre.
A outra infecção bastante importante transmitida pelo carrapato é a babesiose, causada por um protozoário. Essa doença também pode provocar anemia e tem como principais sintomas a fraqueza, cansaço, falta de ar, febre, falta de apetite, perda de peso, podendo até levar à morte. Além disso, os carrapatos ainda podem ser uma ameaça para os seres humanos, causando doenças como a febre maculosa.
Cuidados
Já deu para perceber o quão importante é proteger o seu pet desses perigosos parasitas, né? E a melhor forma de fazer isso é com muita prevenção!
Assim, é importante, por exemplo, aplicar medicamentos antiparasitários com a frequência correta nos pets.
“Grande parte dos problemas se resolve quando a gente faz uso de um conceito chamado 'posse responsável', que é garantir bem-estar daquele animal, por meio de prevenção, com vacinas, antipulgas, antiparasitários, vermífugos, e a continuação dessa prevenção”, comenta Thalita.
E, para quem tem medo de esquecer de fazer as aplicações nos dias certos, existem até aplicativos para ajudar com isso! Um exemplo é o PetZillas, no qual é possível registrar e controlar vacinas, medicamentos, peso, consultas e exames, por exemplo.
De acordo com Thalita, serviços como o do aplicativo, que avisam quando a próxima dose dos medicamentos deve ocorrer, são muito importantes, já que impedem que a proteção seja quebrada.
A médica-veterinária ainda alerta que, para saber a indicação de medicamento certa para cada animal é sempre necessário levar o pet para uma consulta com um profissional!
Fonte: Thalita Souza, médica-veterinária da companhia de saúde animal Zoetis.