Atenção, mamães e papais! Quem aí nunca ouviu várias histórias sobre a maneira correta de como cuidar das roupas de bebê, não é mesmo? Pois é. Apesar de ser um assunto muito comentado, poucas são as pessoas que entendem de fato a importância de realizar a lavagem do enxoval do jeito certo. E esse é um assunto muito importante, já que o sabão tradicional – seja ele em pó ou líquido – pode trazer irritações e alergias para os recém-nascidos.
Por isso, fizemos uma lista de mitos e verdades sobre esse assunto com a Lavô, empresa especializada em lavagem e secagem de roupas. Confira a seguir!
Roupas de bebê só podem ser lavadas à mão?
Mito. As peças do enxoval não precisam ser lavadas manualmente. Na máquina de lavar, a recomendação é utilizar a função para roupas delicadas ou sacos especiais para peças menores e sensíveis.
É preciso lavar o enxoval antes do 1° uso?
Verdade. Toda peça deve ser lavada antes de ser utilizada pelo bebê. Assim, é possível evitar a contaminação de agentes externos e micro-organismos que possam ter entrado em contato com o tecido – inclusive, mantas, cobertores, tiaras de tecido e fraldas.
Nesse sentido, uma dica é começar a lavar tudo que será utilizado a partir da 30° semana de gestação, já que o recomendado é higienizar as peças que serão usadas até os primeiros seis meses de vida.
Pode lavar roupas de bebê na lavanderia?
Verdade. Com tantos preparativos para receber o novo integrante da família, uma opção mais prática é lavar as roupas de bebê em uma lavanderia. No entanto, é necessário procurar por empresas que utilizem produtos hipoalergênicos.
É necessário lavar as peças com água quente?
Mito. Muitas pessoas pensam que a água quente esteriliza as peças, mas não é necessário. A água fria é suficiente para deixar as roupas limpas e seguras para o uso. Contudo, o ferro de passar é uma boa ideia para eliminar possíveis micro-organismos.
Sabão e amaciante tradicional são proibidos?
Verdade. O sabão e o amaciante tradicionais contém aditivos químicos que podem ser alergênicos, além da fragrância forte para os pequenos. Por isso, invista em opções hipoalergênicas ou neutras para lavar as roupas de bebês.
Posso guardar o enxoval direto na gaveta?
Mito. Depois de lavar e passar as peças, o ideal é guardá-las em sacos de TNT ou outro tecido leve e arejado para permitir a ventilação. Assim, as roupas ficam seguras contra a poeira ou outros agentes externos, como o mofo.
Fonte: Lavô, franquia brasileira de lavanderias self-service.