Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Mau hálito em cães: saiba as causas e como resolver
O mau hálito em cães exige atenção dos tutores - Foto: Shutterstock

Pets

Mau hálito em cães: saiba as causas e como resolver

A acumulação de placa bacteriana nos dentes do animal pode causar mau hálito e levar ao surgimento de outros problemas bucais

O mau hálito em cães é um problema comum que atinge a maioria dos nossos amigos de quatro patas. Muitas vezes, os tutores confundem o mau hálito com uma condição natural do cãozinho, quando na verdade pode ser sintoma de problemas bucais. 

De acordo com a veterinária Tharcilla Pereira, o mau hálito em cães é muitas vezes resultado de problemas dentários. “A acumulação de tártaro, a presença de gengivite ou infecções orais são as causas mais comuns”, revela. 

A profissional explica que, com o passar do tempo, restos de alimentos e bactérias se acumulam nos dentes do cachorro, formando uma placa que, ao não ser removida, pode se mineralizar e se transformar em tártaro. 

O tártaro pode resultar em inflamação gengival e perda dentária. “Essa condição, se não tratada, pode levar à inflamação das gengivas e, eventualmente, a problemas mais sérios como a periodontite”, destaca Tharcilla. 

Como acabar com o mau hálito?

Para resolver o problema do mau hálito em cães, a especialista pontua que é importante realizar uma boa higienização bucal do pet. Ou seja, você deve escovar os dentes do animalzinho diariamente, com produtos adequados para esse tipo de tarefa. 

Também é fundamental fazer consultas periódicas ao veterinário, entre 6 e 12 meses. Assim, ele analisa como anda a saúde bucal do cachorro e, caso seja necessário, indica outro método para tratar o problema, mantendo-o longe de doenças mais graves.

Além disso, oferecer petiscos e brinquedos especiais podem ajudar a manter a saúde bucal do animalzinho e prevenir o mau hálito em cães, como lembra a veterinária. Segundo ela, uma dieta equilibrada também auxilia nesse processo. 

“O mau hálito do seu pet pode ser mais do que apenas um inconveniente olfativo: é um sinal de que é hora de prestar atenção à saúde bucal do seu melhor amigo”, finaliza Tharcilla.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos