Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como cuidar do seu pet no calor para evitar a hipertermia
Saiba como cuidar do seu pet no calor para evitar a hipertermia - Foto: Shutterstock

Pets

Hipertermia em pets: veja como prevenir, reconhecer e tratar

Problema é comum em períodos de temperaturas mais altas, como o verão; confira orientações de especialista

Um dos principais perigos para os pets nos dias de verão é a hipertermia. E isso porque esses animais têm poucas glândulas sudoríparas e a dificuldade em regular a temperatura do seu organismo, então são bem sensíveis ao calor extremo.

A hipertermia ocorre quando a temperatura corporal do animal chega a mais de 40º em um curto espaço de tempo e é mais comum em pets que já possuem algumas outras doenças ou condições.

“Ela ocorre principalmente nos animais cardiopatas, obesos, braquiocefálicos, entre outros”, diz Ana Letícia Rubello, médica-veterinária e supervisora da Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK.

É possível prevenir o problema

A melhor forma de se evitar a hipertermia nos pets é a prevenção. Assim, o ideal é tomar medidas como as listadas por Ana:

  • Não deixar o animal sozinho no carro;
  • Evitar caminhadas longas e em horários mais quentes, principalmente entre 10h e 16h;
  • Deixá-los sempre em local com sombra e protegido do sol (casinha ou cobertura);
  • Manter sempre o ambiente com vários bebedouros com água fresca.    

Aprenda a reconhecer os sintomas

O mais importante para identificar a hipertermia nos pets é fazer a mensuração da temperatura retal para ver se ela está acima dos 40 °C. Além disso, também existem sintomas para se atentar, já que podem ajudar a levantar a suspeita do problema.

Entre eles, estão:

  • Dispneia intensa
  • Salivação excessiva
  • Cianose
  • Mucosas congestas
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Confusão mental
  • Convulsões

Tratando a hipertermia

O primeiro passo ao suspeitar da hipertermia é retirá-lo da exposição ao sol e ao forte calor, colocando o pet em um ambiente fresco e ventilado. O ideal nesse momento é auxiliar na redução da temperatura, então oferecer água, toalhas molhadas, tapetes gelados e cubos de gelo vão auxiliar nesta tarefa.

“Vale a pena lembrar ainda que a hipertermia pode levar o animal a óbito. Sendo assim, levar o animal imediatamente para atendimento emergencial com um médico-veterinário é o mais indicado”, ressalta a médica-veterinária.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos