Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Gatos e crianças podem viver em harmonia
Gatos e crianças podem viver em harmonia - Shutterstock

Pets

Gatos e crianças podem se dar bem? Entenda

Muitas pessoas que têm crianças pequenas preferem adotar cachorros, mas os gatos também podem ser carinhosos e brincalhões

A internet está cheia de vídeos fofinhos de cães brincando com bebês e crianças. Afinal, como muitas pessoas já sabem, esses animais se dão super bem com os pequenos, especialmente raças mais gentis e brincalhonas. Essa é uma das várias razões pelas quais os cachorros são maioria entre os pets atualmente.

Os gatos, por sua vez, costumam ser vistos como animais mais frios e até traiçoeiros, e muitas pessoas com crianças pequenas têm receio de adicionar um felino à família por isso. Mesmo com a população de gatos nos lares tendo crescido nos últimos anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), esse medo ainda persiste.

Porém, essa impressão em relação aos bichanos não está correta, sabia? Esses animais conseguem sim se adaptar muito bem aos ambientes com crianças, além de serem mais independentes e asseados, facilitando o dia a dia corrido que as famílias com pequenos costumam ter.

Gatos e as crianças

Simone Cordeiro, diretora comercial da empresa de planos de saúde para pets Au!Happy, explica que, mesmo com seu comportamento menos sociável que o dos cães, os gatos não são tão frios assim.

“Os felinos gostam de brincar e interagem com as famílias e com as crianças. Ademais, é um tipo de pet que sabe muito bem demonstrar que está satisfeito com o ambiente, com a família, com o lar dele”, diz. Inclusive, eles conseguem se adaptar até à bagunça típica das crianças, desde que esteja bem acomodado.

“A reciprocidade deve fazer parte dessa relação. Ou seja, basta oferecer a ele todas as condições necessárias para viver em harmonia com a família, e ele também será capaz de entregar muitos benefícios”, comenta Simone.

Assim como no caso de outros pets, ter crianças e gatos na mesma casa proporciona aos pequenos várias vantagens, como um melhor desenvolvimento da socialização e um maior senso de responsabilidade. “A relação também auxilia na liberação do estresse e na produção de anticorpos para combater alergias como a rinite”, ressalta a especialista.

Vale lembrar que, para a amizade entre o pet e a criança realmente dar certo, é preciso ajudar o pequeno a entender como brincar com o gato. Ele precisa saber como pode tocar no bicho e quando deixá-lo quieto em seu canto. Assim, você evita que o gato fique irritado e até machuque a criança.

Cuidados veterinários

Assim como com qualquer outro pet, a diretora comercial da Au!Happy alerta que é muito importante manter as vacinas do animal em dia. Isso é essencial não apenas para a saúde dele, como também para a das pessoas com quem ele convive. “Os gatos podem ser transmissores de doenças e podem também contrair doenças mais sérias se não mantiverem a vacinação em dia”, avisa.

Por isso, não se esqueça de estar sempre de olho na saúde do bichinho, viu?

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Existem vários direitos do consumidor que podem te ajudar em situações do dia a dia e você nem sabia que tem; confira alguns deles

Beleza

Especialista explica os benefícios prometidos pela rinomodelação o como o processo é menos invasivo do que a rinoplastia

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável