Pets

Especialista explica quantas vezes ao dia você deve dar comida ao seu pet

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Veja com que frequência dar a comida para pets - Shutterstock

A alimentação é um dos aspectos mais importantes para que os pets tenham uma vida saudável e com bem-estar. Cães e gatos devem comer os alimentos adequados, sempre nas quantidades corretas. Mas quantas vezes deve-se dar comida aos pets para garantir essa qualidade na dieta?  

Essa é uma dúvida que surge na mente de muitos tutores. Afinal, nem sempre é simples saber se os animais estão com fome ou precisando de comida. Isso sem contar que não dá para já dar toda a comida do dia de uma vez para os cães, por exemplo, já que eles podem ficar mais predispostos à chamada torção gástrica, uma enfermidade grave.

A seguir, veja as recomendações da zootecnista Núbia Galiano, que atua na área de treinamentos técnicos da fabricante de alimentos para cães e gatos Adimax, sobre como alimentar seus pets com a frequência correta:

Quantidade de alimento para cães e gatos

A questão de quantas vezes oferecer comida aos animais vai depender de vários fatores, inclusive a idade do bicho. “Para os cães adultos, a quantidade diária de alimento deve ser dividida em pelo menos duas refeições, para que não passem muito tempo sem se alimentar. Se a rotina da família permitir, é interessante dividir em três refeições, sendo que para os cães idosos, de três a quatro refeições seria o ideal”, diz Núbia.

Já para filhotes, a zootecnista recomenda dividir em, no mínimo, três porções diárias, respeitando assim sua menor capacidade estomacal e favorecendo o aproveitamento do alimento. “Lembrando que oferecer mais refeições ao dia não significa que o animal comerá mais, mas sim que a quantidade total será dividida e ofertada em porções ao longo do dia”, explica.

Os gatos, por sua vez, geralmente não vão comer tudo de uma vez se você colocar toda a comida do dia já na vasilha. Então você pode fazer isso, a não ser que perceba que o seu pet é mais comilão e que essa estratégia não dará certo.

Outra dica sobre os momentos da alimentação de cães e gatos, segundo Núbia, é que o clima quente pode levar a perda de apetite. Assim, nesses casos, o ideal é oferecer o alimento nos horários mais frescos do dia. Geralmente, isso é nas primeiras horas da manhã e no final da tarde ou à noite.

Ademais, lembre-se de seguir as instruções que vêm no alimento sobre o tamanho das porções, assim como as orientações do veterinário.

Outras dicas sobre a alimentação dos pets

A especialista ainda dá as seguintes recomendações sobre como dar os alimentos aos pets:

  • Eles devem estar em uma vasilha sempre limpa, que precisa ser lavada com água e sabão, assim como a de água
  • Se o animal não comer tudo, as sobras devem ter seu descarte após 24 horas, se forem alimentos secos, e 30 minutos para alimentos úmidos. Isso é para evitar atrair insetos que vão contaminar a comida ou picar o animal
  • As vasilhas de ração e água devem ficar em local limpo, ao abrigo do sol e da chuva e longe do local onde o animal faz as necessidades

Agora você já sabe como dar comida para seus pets corretamente!

Mais notícias como essa

Astrologia

Descubra a calcinha perfeita para usar no Ano Novo e comece o próximo ano com tudo!

Astrologia

Precisa de ajuda para escolher o seu visual e arrasar nas festas? Então, confira os looks de fim de ano ideais para cada signo...

Receitas

Sua ceia de Ano Novo vai ficar ainda mais deliciosa com a lentilha perfeita; veja dicas de como não errar no preparo

Receitas

As sobras da ceia de Natal (pedaços de carne e frango ou arroz, por exemplo) podem ser transformados em pratos deliciosos para o almoço

Sair da versão mobile