Pets

Comportamento dos gatos: entenda cada gesto do seu felino

Médico-veterinário explica quais são as mensagens que estão por trás dos comportamentos mais comuns dos gatos

Gatos possuem maneiras particulares de se comunicar com seus tutores - Foto: Shutterstock

Apesar da fama de independentes e de seu comportamento reservado, os gatos se comunicam constantemente com seus tutores por meio de gestos, posturas e sons. A princípio, esses sinais podem parecer difíceis de decifrar, mas com um pouco de atenção, paciência e carinho, é possível aprender como interpretar essas mensagens. 

De acordo com o médico-veterinário Luís Felipe Kühl, entender o comportamento dos gatos melhora a convivência da família com seu pet e ajuda a identificar com mais facilidade e rapidez quando algo não está bem. Então, para que você possa compreender a linguagem corporal do seu gato, o professor do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba listou alguns comportamentos típicos dos felinos e o que eles podem significar. Confira!

1. Ronronar

Típico dos gatos, ronronar é, em geral, uma demonstração de afeto e conforto. No entanto, pode significar também uma tentativa de se acalmar diante de situações de estresse ou dor. Por isso, se o ronronar vier acompanhado de sinais de desconforto, como se esconder, ou mudanças no apetite, é importante investigar.

2. Miados

Miados são a maneira mais comum que os gatos usam para se comunicar. E existem diferentes tipos de sons para diferentes necessidades. Um miado suave geralmente significa que ele quer atenção ou carinho. Já os miados mais altos podem indicar que alguma coisa está incomodando, como fome, sede ou até mesmo dor.

3. Arranhar

Mais do que uma simples brincadeira, arranhar é uma necessidade instintiva dos gatos para marcar território, alongar os músculos e manter as garras afiadas. Além disso, pode ser um sinal de que o bichano está entediado, por isso, observe se ele tem brinquedos e atividades que estimulem sua energia e ofereça arranhadores apropriados.

4. Postura do corpo

Se o gato está com o corpo e a cauda relaxados (seja esticada ou enrolada), indica que se sente confortável e confiante. Se estiver encolhido e com a cauda entre as pernas é sinal de que está assustado ou desconfortável. Orelhas voltadas para trás sugerem irritação ou medo.

5. Olhar fixo

Os olhos dos gatos dizem muito sobre o que eles estão sentindo. Um olhar fixo e relaxado é um sinal de confiança. Piscar lentamente demonstra afeto e é considerado um “beijo” felino. Se o gato olhar diretamente para você sem desviar, pode ser uma forma de marcar território e mostrar dominância. Então, sempre vale observar o contexto da situação.

Mais notícias como essa

Astrologia

A numerologia do sobrenome pode te ajudar a conhecer detalhes sobre suas origens. Veja aqui!

Beleza

Causados pelo excesso de produção de sebo na pele, os cravos podem ser tratados com cuidados de skincare e procedimentos estéticos

Receitas

Especialista lista os principais mitos quando o assunto são as diferenças entre sorvetes e gelatos e explica as verdades

Comportamento

Saber o que levar para os bloquinhos pode te ajudar a escapar de alguns grandes perrengues de Carnaval; aprenda aqui

Sair da versão mobile