Quem tem cães ou gatos em casa sabe que é comum ter pelos nas roupas, no chão de casa, nos móveis, em todos os lugares. Essa troca de pelos dos pets é normal e pode ficar mais intensa em certas estações – geralmente, na primavera.
“Essa é uma das épocas em que a troca dos fios ocorre de maneira mais intensa, isso porque nesta estação do ano a pelagem densa do inverno começa a dar lugar a uma mais leve para o verão. Neste período, é comum os tutores relatarem que encontram tufos de pelos”, explica Mariana Raposo, gerente da linha de produtos dermatológicos da Avert Saúde Animal.
Ou seja, essa questão não é motivo de preocupação na maioria dos casos. Vale lembrar, contudo, que é necessário observar a quantidade de pelos que os animais estão perdendo, já que uma queda mais intensa pode ser sinal de problemas de saúde.
Algumas das questões de saúde que podem causar essa troca de pelos mais intensa nos pets são:
- Dermatites Alérgicas: Alergias alimentares, ambientais ou a produtos de higiene podem causar inflamação, coceira intensa e queda de pelos
- Infecções Cutâneas: Infecções bacterianas, fúngicas (como micose) ou parasitárias (pulgas, carrapatos) podem irritar a pele e levar à perda de pelos
- Distúrbios Endócrinos: Problemas hormonais, como hipotireoidismo, podem afetar o ciclo de crescimento do pelo, resultando em queda excessiva
O que fazer durante a troca de pelos
Como já explicado, na maioria das vezes a troca de pelos nos pets é algo normal. Mesmo assim, é preciso saber algumas medidas importantes nesse período, até mesmo para livrar a casa daquela quantidade enorme de pelos.
A primeira delas é a escovação regular. Escovar o animal com frequência ajuda a remover os pelos mortos, reduzindo a quantidade de pelos soltos pela casa. Cães e gatos de pelagem longa devem ser escovados diariamente, enquanto raças de pelo curto podem ser escovadas algumas vezes por semana. Limpar bem a casa e usar protetores para os móveis também são ações interessantes.
Outra ação importante são os banhos regulares nos cães (no caso dos gatos, a sua limpeza diária costuma ser feita por eles mesmos). Isso ajuda a remover poeiras e pelos soltos, e alguns xampus e hidratantes ainda podem tornar a pele dos bichinhos mais resistente.
A alimentação equilibrada também é essencial. Isso porque rações de qualidade, ricas em nutrientes, vitaminas e minerais, ajudam a fortalecer o pelo e reduzir a queda excessiva. Assim como os suplementos com betaglucanas, os ácidos graxos essenciais, vitaminas, aminoácidos e minerais, que ajudam a fortalecer a barreira cutânea de dentro para fora.
Por fim, não se esqueça das consultas regulares com o veterinário. Se achar que a queda de pelos está excessiva, sempre avise ao profissional, para que ele confira se há algo de errado com o animal.