Ter plantas e flores no lar são uma ótima pedida para conquistar um ambiente acolhedor.
Entretanto, existem algumas espécies que devem ser evitadas em locais que os animais tenham acesso por serem consideradas venenosas para eles. Afinal, os pets adoram comer alguns matos e morder folhas, né? Por isso, o cuidado deve ser redobrado!
Confira algumas plantas que são consideradas venenosas para o seu filho de quatro patas:
- Espada-de-São-Jorge
- Comigo-ninguém-pode
- Jiboia
- Costela-de-Adão
- Bico-de-papagaio
- Coroa-de-cristo
- Mamona
- Hera
- Copo-de-leite
- Azáleia
- Espirradeira
- Lírio
- Antúrio
Se, de qualquer forma, você quiser manter essas espécies em sua residência, alguns cuidados preventivos serão necessários. Olha só:
- após manuseá-las, higienize bem as mãos antes de tocar no rosto;
- atente-se ao local que você vai colocá-las, pois, nem sempre um local alto será o suficiente para que o seu animal não mexa nelas, ainda mais se tratando de gatos que adoram subir em lugares altos;
- se não puder colocar dentro de casa, escolha um local no qual o pet não tenha acesso sem a supervisão de um adulto para evitar a ingestão e um possível envenenamento.
Sintomas:
Caso o animal tenha tido contato ou ingerido essas plantas, os sintomas podem ser irritação das mucosas, falta de ar, salivação excessiva, movimentos lentos, diarreia e vômito. Se notar essas reações, é imprescindível levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Na consulta, relate também quais espécies você tem em casa.
Recomendação:
Onde colocar as plantas mais perigosas? O melhor local para este tipo de planta é onde nenhum animal possa circular livremente. Além disso, fique atenta e veja se seu pet não tem o costume de morder as folhas.
Caso isso aconteça, procure ter outros tipo de espécies que não sejam tóxicas. Assim, as mordidas e brincadeiras não causarão nenhum dano à saúde do seu amigo. Em casas com pets, todo cuidado é pouco, viu?!
Fonte: João Bidu