Realizou o sonho de comprar seu próprio apartamento e já quer colocar as decorações nele para deixá-lo com a sua cara? A decoração é realmente uma etapa importante para adicionar elementos de sua identidade no imóvel e ocupar os espaços da melhor forma, porém antes é preciso refletir sobre qual estilo de móveis e acessórios você vai usar.
Para isso, o primeiro passo é ter a dimensão do tamanho do imóvel e estudar a planta do espaço. Se não for o caso de ter a planta em mãos, utilize uma trena para tirar as medidas dos ambientes que você pretende trabalhar. Outra etapa capaz de agilizar a decoração é a escolha da paleta de cores. Isso porque optar entre cores frias, neutras ou quentes, ajuda a identificar quais elementos podem compor o seu projeto.
Mas o mais importante na hora de escolher os móveis e objetos decorativos para o seu apartamento é entender os estilos de decorações possíveis para o ambiente e escolher aquele que mais tem a ver com você, viu? Assim, veja a seguir quais são os estilos que estão mais em alta no mercado para se inspirar no seu projeto:
Industrial
O estilo de decoração industrial é aquele que consegue incorporar elementos urbanos em ambientes internos. É uma mistura de referências que juntas combinam o rudimentar com o sofisticado. Os ambientes nesse estilo remetem aos edifícios dos Estados Unidos na metade do século XX. Durante esse período, ficou comum o uso de fábricas e galpões abandonados como moradia por muitos nova-iorquinos.
Então, as características que compõem a construção desse ambiente passaram a definir este estilo de decoração tão popular nos dias de hoje. Entre os elementos, estão o uso de concreto nos acabamentos, tijolos e tubulações aparentes, janelas grandes e cores como preto e cinza.
Minimalista
Um jeito simples de definir o estilo minimalista é através da ideia de que menos é mais. Os adeptos dessa decoração apostam no uso de poucos elementos de decoração, simplicidade dos móveis e valorização do ambiente.
O principal da decoração minimalista é a simplicidade: presença de linhas retas e traços geométricos, uso de tonalidades básicas e naturais como branco, preto, cinza, verde, bege, entre outras opções da cartela de cores. Na escolha dos móveis, a premissa é sempre optar por aqueles que não acabem com o espaço livre da casa e cumpram seu objetivo, além de contribuir para um ambiente agradável.
Ou seja, a decoração minimalista é prezar pelo desapego, buscar por ambientes sem excessos na composição, valorizar a limpeza da casa em dia e ainda investir em praticidade.
Clássico
Luxo, requinte e sofisticação: se essas características são importantes para você, o estilo clássico pode ser o ideal. Cores como bege, pêssego, branco, marrom e dourado são comuns em objetos e acabamentos dos ambientes. Para dar aquele toque sofisticado, é comum combinações com sofás e cadeiras com os estofados estampados.
Geralmente o estilo clássico aparece com mais frequência em salas de estar e jantar, ou seja, em ambientes estratégicos de um apartamento, por exemplo. E, nessa decoração, não faltam cortinas, tapetes, móveis em madeira e detalhes que juntos conseguem agregar valor a qualquer ambiente, viu?
Contemporâneo
Por último, mas não menos importante, temos o estilo contemporâneo. Fazendo uma oposição ao estilo clássico, esse tipo de decoração é para quem deseja criar ambientes modernos dentro de casa. E, quando se fala em espaços modernos, não tem como não falar de tecnologia. Geralmente, uma sala contemporânea conta com o aparelho de TV, um home theater ou ainda um videogame, por exemplo.
Já na escolha dos móveis, a preferência é por acabamentos em linhas retas e superfícies em sua maioria lisas. O uso de objetos inclui peças discretas, como racks, bar e mesa de centro. Ou seja, a decoração contemporânea é aquela capaz de criar ambientes modernos e ao mesmo tempo funcionais, que representam as possibilidades do momento atual.
Essas são apenas algumas das opções de decoração para apartamentos, que acabam sendo as mais procuradas. Vale lembrar que na hora de montar o projeto, não existe certo ou errado, mais aquilo que tem mais a ver com você.
Além disso, ao decorar um imóvel é comum que esses elementos e estilos acabem se misturando. Geralmente, a limitação de espaço ou do próprio orçamento são alguns parâmetros que podem te ajudar a decidir quais características merecem ser incluídas no seu projeto. Por isso, busque referências, pesquise as melhores opções em móveis e objetos, além do auxílio de um profissional para dar início a sua decoração.