Você já parou para se perguntar se, assim como você, o seu cãozinho também pode sonhar durante o seu sono? Se sim, aqui está a resposta. Segundo estudos, sim, isso é possível! “Estudos indicam que sim, os cachorros sonham! Assim como nos seres humanos e em outros animais, o cérebro dos cachorros mantém a atividade durante o sono”, explica a médica-veterinária Dra. Ana Letícia Rubello.
Segundo a especialista, esses sonhos são momentos de imaginação do inconsciente dos pets, que processam informações e assimilam suas memórias por meio deles. Inclusive, os cães não apenas podem sonhar, como também podem ter pesadelos, viu? E, justamente por isso, muitos tutores acabam querendo saber mais sobre os sonhos dos pets e como agir se o cãozinho tiver pesadelos.
Como saber se o pet está sonhando?
Existem alguns sinais que o cão pode apresentar durante o sono e que são pistas de que o bichinho está sonhando. “Aquelas reações musculares, como mexer a patinha, abanar o rabo ou virar o rosto, por exemplo, podem indicar que o seu cachorro esteja sonhando”, diz a Dra. Ana Letícia.
Aliás, os pets podem até se demonstrar bastante agitados durante o sono, principalmente se estiverem tendo um sonho muito intenso ou um pesadelo.
E se ele ficar agitado com um pesadelo?
Apesar de, em um primeiro instinto, muitos tutores mexerem nos pets para acordá-los, essa não é a melhor opção. “Assim como não se deve acordar de maneira brusca uma pessoa enquanto ela dorme, não devemos ser indelicados quando os cachorros estão dormindo e sonhando”.
Portanto, a melhor opção é esperar o animal acordar sozinho ou, se parecer necessário despertá-lo, faça isso com calma, chamando-o pelo nome suavemente.
Noite tranquila
Existem algumas providências a serem tomadas para que o cachorro tenha uma noite de sono tranquila, viu? Segundo a Dra. Ana Letícia, uma delas é não induzir a excitação próximo do horário do sono.
Além disso, a médica-veterinária recomenda deixar o pet sempre bem confortável na hora de dormir e evitar fazer barulhos ou tocar no animal durante o seu sono.
Fonte: Dra. Ana Letícia Rubello, médica-veterinária e supervisora da Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK.