No frio do outono ou inverno, até a gente fica com aquela preguiça de tomar banho às vezes, não é mesmo? E isso tem um motivo: o desconforto. Mas você sabia que esse desconforto também pode ocorrer com os cães? Pois é!
De acordo com a Dra. Aline Machado De Zoppa, conselheira do Hospital Veterinário da UniFAJ, do Grupo UniEduK, o principal problema dos banhos em épocas mais frias está relacionado ao tempo que leva para secar todo o pelame. Afinal, em muitos casos, ele demora até 48 horas para secar completamente.
Por isso, a médica-veterinária orienta que, pode ser melhor optar por não dar banho nos cães nos dias de muito frio, apesar de fazer parte da higiene dos pets. Em vez disso, a sugestão da especialista é escovar os cachorros nos dias de baixa temperatura, o que pode substituir o banho de vez em quando.
Para limpar os pelos dos pets depois da escovação, confira essas dicas:
Dicas para banho em cães no frio
Apesar da possibilidade da substituição, quando for necessário dar banho nos cães no frio, há também algumas dicas que podem ser seguidas, segundo a Dra. Aline.
“O principal, para dar banho no pet durante baixas temperaturas, é banhar em local fechado e protegido, utilizando água morna para evitar a friagem. Na hora de secar, dê preferência a toalhas e soprador, com objetivo de facilitar a saída de gotículas de água que ficam entre os pelos”, orienta ela.
Assim você vai conseguir diminuir as chances de que o frio prejudique a saúde ou o bem-estar do pet. Porém, lembre-se que, em dias de frio extremo, se possível, opte pela escovação.
Uso de roupinhas
Também é em períodos de frio que muitos tutores de cães ficam preocupados quanto ao frio em pets, então é comum ver pets de roupinha. Esse não é um item obrigatório para o outono e inverno, no entanto, ele pode ser útil para cães como o chihuahua, o galgo, o pinscher e o buldogue, pois são raças de pelo curto.