Os brinquedos são mais do que apenas lazer para os gatos. Durante as brincadeiras, esses animais conseguem se desenvolver física e mentalmente, manter a saúde e ainda estimular seus comportamentos e instintos naturais.
Isso sem contar que, com os brinquedos para distrai-lo e gastar sua energia, é menos provável que o seu gatinho decida atacar os móveis da casa. Não é à toa que tanto se fala da necessidade do “enriquecimento ambiental” para os gatos, que consiste, entre outras coisas, em deixar brinquedos espalhados pela casa para eles.
Mas, afinal, por quais brinquedos para gatos optar? Veja a seguir 5 opções que os bichanos amam:
Arranhador
Muitos gatos acabam arranhando os móveis de seus tutores e causando o maior estrago. Eles não fazem isso por mal, e sim por conta de seus instintos e para aliviar o estresse.
É por isso mesmo que os brinquedos arranhadores são tão bons. Com eles, você vai agradar o felino e ainda salvar sua casa. Vale lembrar que existem vários tipos de arranhadores, então vale dar uma pesquisada nas opções disponíveis no mercado.
Pointer de luz
O pointer de luz é um brinquedo para gatos bem legal, já que estimula o hábito da caça que é tão importante para eles. O único problema é que o animal pode ficar frustrado por nunca conseguir “pegar” a luz, então é bom dar outras recompensas para ele, como petiscos, durante a brincadeira. E tenha sempre cuidado para não apontar o laser diretamente para os olhos do animal.
Túnel
Gatos adoram se esconder e, por isso, amam esse tipo de brinquedo! Você pode tanto comprar um já pronto quanto montar um com caixas, por exemplo. Dá até para mais de um gatinho brincarem ao mesmo tempo!
Ratinho de pelúcia
Novamente, como os gatos têm o instinto de caça, amam “caçar” brinquedos, como os ratinhos de pelúcia. Aliás, ter um desses pode até ajudar a evitar que o animal traga para dentro de casa bichinhos de verdade, que às vezes podem ser transmissores de doenças.
Brinquedos interativos com petiscos
Por fim, um dos brinquedos para gatos que estimulam a mente do bichano. Neles, o animal vai precisar passar por alguma tarefa ou joguinho para conseguir pegar um petisco.