Notícias

Título de eleitor: prazo para regularização termina nesta quarta (4)

A regularização do título de eleitor também serve para quem quer transferir o domicílio, incluir nome social e fazer mudança de município

Dá para regularizar a situação do título de eleitor através de atendimento online no portal Título Net - Shutterstock

Faltam apenas dois dias para o encerramento do prazo para regularização do título de eleitor na Justiça Eleitoral. Apesar de a campanha ter estimulado principalmente os jovens entre 16 e 17 anos que ainda não possuem a obrigatoriedade de voto, o site também contempla outros serviços importantes como:

  • transferência de título eleitoral (em caso de mudança de município);
  • inclusão de nome social nos documentos (pessoas trans e travestis);
  • transferência de local de votação (no caso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida que precisam de um local de votação com acessibilidade).

Como muitos acabam deixando esse procedimento para a última hora, a Justiça Eleitoral de diversos Estados ampliou o horário de funcionamento de seus postos para que ninguém perca o prazo. Além disso, há o portal Título Net, do TSE, que proporciona autoatendimento online para os eleitores. 

No entanto, vale lembrar que, para regularizar a situação do título de eleitor, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral. Por isso, caso tenha multas eleitorais pendentes, o cidadão terá que efetuar o pagamento para ter acesso aos serviços. 

Prazo para regularizar o título de eleitor é 4 de maio

Para realizar qualquer tipo de mudança no título de eleitor, é importante ter o documento em mãos ou pelo menos dados importantes como o RG e o CPF. Dependendo do serviço solicitado, o Título Net vai pedir fotos do seu rosto e de documentos para comprovação dos dados enviados. Entre eles estão o comprovante de residência e documentos pessoais pertencentes a quem realizará a mudança na Justiça Eleitoral. 

Por fim, vale lembrar que esse prazo limite para mudança se encerra no dia 4 de maio por conta da Lei das Eleições. Nela, está previsto que o fechamento do cadastro eleitoral precisa acontecer 150 dias antes do período de votação.

Como neste ano o primeiro turno está previsto para o dia 2 de outubro, a data de fechamento de regularização cai no dia 5 de maio. Então, se você ainda não está em dia com a Justiça Eleitoral, corra, porque ainda dá tempo! 

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile