Notícias

Prazo para declaração do Imposto de Renda acaba amanhã (31)

Quando entregue fora do prazo, a entrega da declaração do Imposto de Renda é passível de multa

Caso a entrega não seja realizada a tempo, o cidadão é passível de multa - Shutterstock

Está chegando ao fim o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda referente ao ano de 2021. Após a entrega ser prolongada por mais um mês — o prazo anterior era 30 de abril —, desta vez, caso a declaração seja entregue após o dia 31, o cidadão estará sujeito a multa por não cumprimento do prazo.

Por isso, se você ainda não fez a declaração do IR, a recomendação é: entregue quanto antes. Afinal, no último dia de entrega, os canais disponibilizados para a declaração costuma ficar congestionado, fazendo com que um processo prático se torne bem demorado, além do risco de não conseguir entregar a tempo.

Qual o valor da multa para a declaração do Imposto de Renda?

Muitas pessoas costumam pensar que deixar de declarar o Imposto de Renda para pagar a multa costuma ser uma boa opção. Contudo, o valor da multa varia entre R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros de mora. E o valor pode ser ainda mais alto já que o cálculo da multa é feito considerando o imposto devido, e não o imposto a pagar. 

Como fazer a declaração?

O processo de declaração do Imposto de Renda é bem simples, principalmente para quem é celetista, já que há o imposto retido na fonte. Se sua conta no gov.br também for verificada ao nível prata ou ouro, há vários processos que são simplificados.

Para fazer a declaração, os canais disponibilizados são o e-CAC e o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para computador e smartphone. Ambos são de domínio da Receita Federal, portanto, canais confiáveis para realizar a entrega.

Calendário de restituição do Imposto de Renda:

Quem já entregou a declaração de Imposto de Renda dentro do prazo e possui valores a receber, já pode consultar o período de restituição do IR. Inclusive, a partir de amanhã já acontece a restituição de quem está no primeiro lote de entrega. Confira abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Mais notícias como essa

Pets

Ter uma microbiota equilibrada é muito importante para a saúde intestinal dos felinos; descubra que cuidados ter com o seu pet

Casa & Decor

Pequenas ações antes de viajar ajudam a deixar a casa organizada e prevenir surpresas desagradáveis na volta

Finanças e Empreendedorismo

Entenda como funciona o consórcio de carros e veja os principais cuidados para contratar um de forma segura

Comportamento

Especialista dá dicas para os pais não acabarem sobrecarregados emocionalmente durante as férias dos seus filhos

Sair da versão mobile