O Dia dos Namorados está chegando e ainda tem gente que ainda está atrasado com o presente do namorado, acredita? Pois é! E uma das questões que implicam neste atraso pode estar relacionada a escolha da forma de pagamento para o item, afinal de contas, com tantas novidades, bate aquela dúvida sobre o que escolher: desconto ou cashback.
E de fato, o uso de cashback cresceu muito no Brasil. Para se ter uma ideia, na última Black Friday, as buscas pela palavra “cashback” aumentaram 38%. Já segundo a pesquisa levantada pela CRM&Bônus, startup líder mundial em desenvolvimento de programas de fidelidade e giftback, o consumidor pode gastar até cinco vezes mais caso receba a vantagem. Ou seja, é vantagem tanto pra quem compra quanto pra quem vende.
E isso se deve a um claro motivo: atualmente, o brasileiro está em busca das melhores soluções financeiras na hora de comprar um produto ou serviço, então isso acaba influenciando em momentos simples, como a hora de comprar um presente.
Mas e você, já sabe qual a diferença entre desconto e cashback? Confira a seguir o que é melhor na hora de comprar os presentes para o seu amor!
Afinal, o que é o desconto?
O clássico desconto é uma das formas que empresas encontram para aumentar o número de vendas de um produto ou serviço por meio do incentivo à compra. O desconto pode acontecer de diversas maneiras, como incentivando a compra de um segundo item ou até mesmo o consumo outras vezes em troca de um benefício.
“Apesar de ser uma prática comum do mercado e muitas vezes vantajosa, ele não consegue entregar liberdade de escolha para o consumidor, que fica preso a compra casada daquele item”, comenta a executiva.
E o cashback, como funciona?
Cashback, em tradução literal, significa dinheiro de volta. Por isso, ele possibilita ao consumidor a possibilidade de adquirir algum produto ou pagar por algum serviço e receber uma porcentagem do valor de volta.
De acordo com Sandra Campos, uma das grandes vantagens desse modelo é “a oportunidade de acumular a quantia que retorna e escolher como quiser utilizar esse benefício, seja para adquirir algo semelhante ou comprar um item totalmente novo”.
Por isso, essa alternativa é vista como uma maneira de poupar, já que o cashback também pode ser acumulado em carteiras digitais, sem estar necessariamente atrelado a uma marca, como no caso do desconto.
“Esse comportamento do consumidor é um reflexo também do momento atual da economia brasileira: com altos índices da inflação, a população passou a escolher opções que sejam mais rentáveis para o próprio bolso”, pontua a executiva.
Nesse sentido, a melhor opção para o presente de Dia dos Namorados é aquela que cabe no seu bolso, tudo bem? Ambas as opções são vantajosas, mas é preciso analisar exatamente aquilo que você está comprando e comparar.
Fonte: Sandra Campos, CEO da Beblue.