A Quaresma são 40 dias propostos pela Igreja para que os religiosos reflitam sobre suas atitudes e sua vida. O momento pede para que seja vivido baseado em 3 palavras: oração, penitência e jejum. Algumas pessoas escolhem não comer carne, tirar outros alimentos ou bebidas da sua rotina como penitência. Veja, abaixo, por que abrir mão de algumas coisas.
Penitência
Durante a quaresma, é muito comum ouvir as pessoas falando que, como penitência, escolheram abrir mão de comer carne vermelha, doces ou, até mesmo, beber bebida alcoólica. Mas, como reverter essa atitude para boas ações? Uma ideia é pegar o dinheiro que teoricamente seria gasto com a carne, por exemplo, e doar para uma família que esteja precisando. Ou, então, doar o próprio alimento para aqueles que necessitam.
É importante lembrar, também, que a caridade e o amor ao próximo são virtudes de todo bom cristão em qualquer época do ano.
Vivendo a penitência e o jejum
Essa prática é feita com o intuito de dominar as fraquezas da carne e aproximar-se de Deus. Portanto, lembre-se de que não se deve fazer uma penitência que prejudique a sua saúde ou o desenvolvimento de suas atividades. O jejum exige, sim, passar um pouco de fome durante o dia, mas sem causar mal à você.
Fonte: Canção Nova
LEIA TAMBÉM
- Salmo 104: Para deter os inimigos e reconhecer a bondade de Deus
- Mulher: orações especiais para aproximá-la do Senhor
- Ilumine sua vida com mensagens de esperança de Padre Juarez de Castro
Texto: Ariane Frassato/Colaboradora | Design: Gabriel Andrade/Colaborador