Moda

Coloração pessoal: o que é e como descobrir a sua cartela de cores

Consultora de imagem e estilo Beatriz Filleti dá dicas de como descobrir quais tons valorizam a sua beleza natural

A cartela de cores permite disfarçar imperfeições e melhorar a imagem pessoal - Foto: Shutterstock

Sabe aquela roupa que parecia perfeita, mas, quando você vestiu no corpo, viu que não ficou tão bem assim? Às vezes, isso acontece por uma razão bastante simples: a cor da peça. Isso porque as cores podem tanto favorecer quanto desfavorecer a nossa imagem. Por isso, é importante saber quais são as cores que mais te valorizam antes de escolher um novo look.

Para te ajudar, conversamos com a consultora de imagem e estilo Beatriz Filleti, da plataforma GetNinjas, que nos contou como encontrar sua cartela de cores. 

O que é e como funciona a cartela de cores?

A cartela de cores é um guia com as cores que ressaltam nossa beleza natural. A consultora explica que ele é composto por 12 cartelas, com quatro para cada estação do ano. A análise também leva em conta elementos como temperatura, intensidade e profundidade. Assim, temos:

  • Verão: frio, claro e suave;
  • Inverno: frio, brilhante e escuro;
  • Outono: quente, suave e escuro,
  • Primavera: claro, quente e brilhante.

“O ‘frio’ e o ‘quente’ na cartela indicam que a temperatura da pele da pessoa é mais evidente do que as outras características na hora de realizar o teste. O mesmo ocorre quando aparece ‘brilhante’, que significa que a característica principal foi a sua intensidade. Já quando na sua cartela aparece ‘suave’ significa que ela tem mais opacidade na pele, mais suavidade e menos intensidade. Se for ‘claro’ é porque ela fica melhor de tons mais claros, assim como se sua cartela for ‘escuro’, ela carrega melhor tons mais escuros”, revela. 

Como descobrir a minha cartela?

Ainda de acordo com Beatriz, para descobrir a sua cartela de cores é necessário realizar o teste de coloração pessoal, que é conduzido por um especialista, e busca identificar os tons que mais combinam com a pele. Para isso, o processo é feito pessoalmente, sem maquiagem e sob uma boa iluminação para não ter erros. 

Além de melhorar a imagem pessoal, essas cores, quando próximas ao rosto, também são capazes de esconder imperfeições que incomodam. “A luz incide no tecido que vai próximo ao rosto e reluz nessa região. Isso faz com que a pessoa fique com um aspecto mais amarelado, mais pálido, com linhas de expressão e manchas. Então, as cores certas têm o poder de disfarçar e até realçar sua beleza”, afirma. 

Vale lembrar que você não precisa seguir a sua cartela de cores à risca toda vez que for montar um visual, pelo contrário. Você pode usar a cor que quiser, desde que saiba como incorporá-las corretamente nas suas produções.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Saúde

Ortopedista alerta sobre como a postura errada pode causar ou piorar dores nas costas ao dirigir e como corrigir isso

Comportamento

Terapeuta comportamental dá dicas para ser mais feliz em 2025 pensando no “agora”, e não vendo a felicidade apenas como um alvo a conquistar

Comportamento

Psicóloga explica qual a melhor opção para quem quer usar as férias para relaxar e “desligar o cérebro”: viajar ou ficar em casa

Sair da versão mobile