A calça é uma peça confortável e muito versátil: ela pode ter cortes mais despojados, como as jeans, até modelagens mais formais, como o estilo alfaiataria. Para você arrasar no visual, veja as dicas da consultora de moda Claudia Métne!

Foto: Getty Images e arquivo pessoal
Para trabalhar…
“Dê preferência as calças de alfaiatria com folgas na medida. Opte por cores neutras como preta, marrom, azul marinho, risca de giz e tonalidades de bege”, explica a consultora, que reforça sobre as peças jeans: “só se for jeans escuro. Nada de bordados, tachas e brilhos nesse ambiente”.
Legging
Essa é uma das peças mais confortáveis do guarda-roupa, porém, oferece alguns perigos. O ideal é deixá-la para ocasiões informais e sempre combinar com blusas abaixo do quadril e sapatilhas. “Se usar para sair à noite, pode colocar salto, já que deixa um visual mais sexy. Entretanto, é preciso conferir se o look não está vulgar, pois a peça adere as pernas”, orienta.
Flare
É um modelo justo até os joelhos com a barra mais aberta, a famosa ‘boca de sino’. Ela voltou à tona há algumas estações e promete continuar na moda por muito tempo! “Esse estilo favorece a maioria das mulheres, principalmente para quem tem o corpo pera (quadril largo e coxas grossas). A calça flare alonga a silhueta e disfarça aquelas gordurinhas que estão fora do lugar”, explica Claudia.
VEJA TAMBÉM:
10 editoriais de moda (maravilhosos) que deram o que falar
Descubra o vestido ideal para cada tipo de corpo
Estilo militar nas roupas: veja como usar
Tons e estampas
A consultora comenta que peças em tons claros são ideais para quem tem perna fina e cores escuras para quem tem perna grossa. “Estampas nas calças também estão em alta, mas é preciso cuidado, pois aumentam quadril e coxas. Se quiser disfarçar, escolha padronagens menores e mais escuras”, orienta.
Dicas de especialista
• Calças muito apertadas não são elegantes, além de serem muito desconfortáveis: “elas inibem os movimentos e podem deixar alguma parte à mostra”.
• Atenção na hora de escolher o tipo de cós. Se optar por um baixo, tenha certeza de que a barriga e os flancos (gordurinhas ao lado da cintura) não ficarão aparecendo.
• Sempre opte por peças na medida ou com uma folga, pois afinam a silhueta